20 de março de 2007

[História] Sociedades Secretas

Bucha
Grupo criado em 1831 por Júlio Frank, mestre em Ciências Naturais da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo (SP). Tinha como propósito ajudar estudantes carentes e fazer debates literários, mas acabou se tornando uma sociedade com objetivos políticos e culturais. Chegou a atuar ao lado de abolicionistas e republicanos. Seu nome é uma adaptação de Burschenschaft, palavra alemã que significa ? confraria de camaradas?.

Caveiras e Ossos
Tratava-se de uma confraria estudantil da Universidade de Yale (EUA), estabelecida em 1832. Com o passar dos anos, restringiu a entrada de membros ? passaram a ser aceitos apenas homens ricos. Isso lhe deu poder e influência política. O presidente norte-americano George W. Bush faz parte dela.

Cavaleiros Templários
Foi fundada em 1118, após a Primeira Cruzada. O escritor Guillaume de Tyre a menciona em seus textos como os guardiões dos caminhos que levavam à Terra Santa. Sabe-se que lançou práticas bancárias de grande eficiência. Acabou em 1307, graças a um decreto papal.

Illuminati

Seu nome significa ?os iluminados?. Fundada em 1776 na Bavária (Alemanha), era composta pela elite intelectual do local e tinha como objetivo realizar ações políticas infiltrando pessoas em organizações importantes. Acabou em 1784.

Maçonaria
É uma ordem fraternal composta de homens de qualquer profissão. Seu nome vem da palavra inglesa mason, que significa pedreiro. Surgiu na Idade Média como uma associação de profissionais da construção. Eles se inspiraram em Hiram Abiff, o responsável pelo Templo de Salomão que morreu por não revelar os segredos de sua profissão. No início do século 18, na Grã-Bretanha, ganhou os contornos atuais. Tem mais de 70 rituais e 33 graus hierárquicos.

Priorado de Sião
A única menção a esta sociedade secreta data de 20 de julho de 1956. O Journal Officiel, publicação do governo francês na qual todas os grupos civis deviam ser registrados, o menciona como uma entidade voltada a promover estudos e ajuda mútua a seus membros. Em O Código Da Vinci, é descrito como a sociedade responsável por defender os membros da linhagem divina e a verdade sobre a história de Cristo, revelada em uma série de ?dossiês secretos?. Na verdade, foi criada por quatro amigos franceses. Seu nome é inspirado em uma montanha que ficava próxima à casa de um de seus fundadores.

Rosacruz
Autodenomina-se uma organização de caráter místico-filosófica. Derivou das instituições que dominavam o conhecimento no Egito antigo. Seu objetivo é despertar o potencial interior do ser humano. No século 17, foram publicados três manifestos que lançaram as bases da sociedade. Depois, em 1915, o escritor H. Spencer Lewis lhe deu os contornos atuais.

Guia dos Curiosos

[História] Mudanças de Nomes

Tenochtitlán, hoje Capital Mexicana
Cidades, estados e países mudaram de nome. Um bom exemplo é São Petesburgo, cidade construída pelo czar Pedro, o Grande, na Rússia. Mudou para Petrogrado em 1914, depois para Leningrado em 1924. Voltou a se chamar São Petesburgo somente em 1991. Istambul, na Turquia, também já se chamou Bizâncio e Constantinopla. O Congo, na época em que estava sob o domínio do tirano Mobuto, virou Zaire. Depois, voltou a se chamar Congo. Veja outros exemplos:
Cidades
Nome atual -Nome antigo
· Beijing (China) -Pequim
· Cantão (China) -Guangzhou
· Cidade do México (México) -Tenochtitlán
· Gdansk (Polônia) -Dantzig
· Florianópolis -Nossa Senhora do Desterro
· Ho Chi Minh (Vietnã) -Saigon
· Hong Kong (China) -Xianggang
· Nanquim (China) -Nanjing
· Nova York (EUA) -Nova Amsterdã
· Oslo (Noruega) -Christiania
· Rondônia -Guaporé
· Tóquio (Japão) -Yedo

Países
Nome atual -Nome antigo
· Belize -Honduras Britânicas
· Benin -Daomé
· Burkina -Alto Volta
· Djibuti -Somália Francesa
· Etiópia -Abissínia
· Gana -Costa do Ouro
· Irã -Pérsia
· Lesoto -Basutolândia
· Malawi -Niasalândia
· Mianma -Birmânia
· Sri Lanka -Ceilão
· Tailândia -Sião
· Tanzânia -Tanganiica e Zanzibar
· Vietnã -Indochina

Atitude vencedora

Sua performance não é baseada somente em habilidade. Você sabe isso por experiência própria. Em diferentes dias, mesmo que sua habilidade não mude, sua performance poderá variar de forma absurda. Essa diferença é causada basicamente pelo seu estado de espírito. Sim, habilidade é importante. Mas, a não ser que você seja capaz de administrar sua atitude, sua performance sofrerá. Sua atitude é determinada por você, pela maneira que você controla sua mente e seu corpo. Ela independe de fatores externos. Você poderá sempre encontrar fatores externos deprimentes. Você poderá sempre encontrar fatores externos que o deixam feliz. Sempre existirão razões para estar desesperado e razões para encarar a vida de maneira positiva. Mas a verdade é que essas causas externas não importam muito, pois elas são desnecessárias. A única razão que você precisa para estar alegre, positivo e entusiasmado é porque você escolheu estar assim – porque isso vai melhorar significativamente sua performance em qualquer área da sua vida. Em qualquer dia, em qualquer situação, com qualquer pessoa, você pode escolher viver com uma atitude positiva e vencedora. Mantenha isso em mente e veja sua eficácia decolar.

Ralph Marston

[Motivação] 20 Dicas de Sucesso

Elogie três pessoas por dia.
Tenha um aperto de mão firme.
Olhe as pessoas nos olhos.
Gaste menos do que ganha.
Saiba perdoar a si e aos outros.
Trate os outros como gostaria de ser tratado.
Faça novos amigos.
Saiba guardar segredos.
Não adie uma alegria.
Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados.
Sorria.
Aceite sempre uma mão estendida.
Pague suas contas em dia.
Não reze para pedir coisas; reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem.
Dê às pessoas uma segunda chance.
Não tome uma decisão quando estiver cansado ou nervoso.
Respeite todas as coisas vivas, especialmente as indefesas.
Doe o melhor de si no seu trabalho.
Seja humilde, principalmente nas vitórias.
Jamais prive uma pessoa de esperança. Pode ser que ela só tenha isso.


Luiz Marins Filho

19 de março de 2007

[ Educação ] Recursos e apoio para municípios com baixa qualidade na educação

Os municípios com baixos índices de qualidade na educação vão receber dinheiro e apoio técnico do Governo Federal. Foi o que garantiu o ministro da Educação, Fernando Haddad, ainda durante o programa de rádio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Café com o Presidente, hoje pela manhã. "Há municípios que estão com baixo indicador de qualidade, mas têm recursos. Esse município precisa de apoio técnico do governo federal. Mas há municípios que, além de um baixo indicador de qualidade, não têm capacidade financeira. Esse município tem que receber tanto apoio técnico quanto apoio financeiro", explicou Haddad no programa semanal. Ao apresentar, na última quinta-feira (15), o Plano de Desenvolvimento da Educação a educadores do país, o ministro disse que uma das propostas é criar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, novo método para medir a qualidade do ensino no país em uma escala de 1 a 10 e que combinará as notas do exame Prova Brasil e do rendimento escolar. Com base nesses indicadores, o Ministério da Educação vai selecionar as cidades que deverão receber recursos adicionais da União para investimento no sistema de ensino, além dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Conforme a apresentação do ministro na semana passada, a idéia é ajudar, ainda neste ano, os mil municípios que apresentam os piores indicadores educacionais.
Prazo para enviar dados sobre freqüência escolar termina sexta
Os municípios têm até sexta-feira (23) para entregar ao Ministério da Educação os dados sobre freqüência escolar das crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, beneficiários do Programa Bolsa Família. As informações são relativas aos meses de outubro e novembro de 2006.Segundo a assessoria do Ministério da Educação, desde o dia 18 de dezembro, os municípios têm acesso ao novo sistema de registro de freqüência escolar. No total, são 15,2 milhões de crianças e adolescentes beneficiários do Bolsa Família em todo o país. Quem quiser mais informações pode ligar para os telefones (61) 2104-6140 ou (61) 2104-6097 e consultar a página do programa na internet.
Fonte: Agência Brasil

[ Educação ] Projeto de piso salarial para professor vai para o congresso

O governo deverá encaminhar ao Congresso Nacional, até o final deste mês, projeto de lei que prevê piso salarial nacional para os professores dos ensinos fundamental e médio, de acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele participou da edição de hoje (19) do programa Café com o Presidente, o programa semanal de rádio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para Haddad, a criação de um piso salarial ajudará a melhorar a formação dos educadores. "Nós temos hoje 50% dos nossos professores ganhando menos de R$ 800 por mês, por uma jornada de 40 horas", afirmou no programa. Sobre a valorização dos docentes, o presidente Lula disse que já havia debatido com o ministro esse assunto, que classificou como preocupação. "Nós temos que ajudar os professores brasileiros a se reciclarem. Com o piso dos professores, a gente, certamente, vai melhorar o nível e a vontade deles de participar". A fixação de um piso salarial para o magistério é uma das propostas do Plano de Desenvolvimento da Educação, elaborado pelo governo federal com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino básico. Na semana passada, o plano foi apresentado a diversos educadores do país e, segundo o presidente, foi bem recebido.

18 de março de 2007

[Humor] O Preço da Beleza

O ANTES e DEPOIS de algumas mulheres famosas.
Clique na imagem para ampliar.

[Alto nível] Vestibular é marcado pelo alto nível

Eram dezenas de candidatos que aguardavam a divulgação do resultado do Processo Seletivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no pátio da Faculdade de Ciências da Saúde na tarde de ontem. Diferente do ano passado, os cinco primeiros lugares são do curso de direito. Após a divulgação dos nomes, e de oferecer as boas-vindas aos aprovados, o reitor Milton Marques de Medeiros destacou o alto nível do vestibular deste ano.“Temos a honra em receber esses novos estudantes, que fizeram deste vestibular um processo com um nível muito alto. Isso é muito bom para a instituição e nos sentimos gratificados”, afirma o reitor.
Nesta edição do PSV da Uern, o número de pontos do quinto colocado geral superou o total alcançado pelo primeiro durante o vestibular do ano passado. A primeira colocada geral, Jamila Maria Rodrigues, obteve 3.240 pontos.Ao todo foram oferecidas 2.180 vagas em 31 cursos existentes na universidade, que conta com o sistema de quotas. Com isto, a metade das vagas é destinada aos alunos que sempre estudaram em escola pública, que concorrem entre si. As vagas restantes são disputadas pelos demais candidatos.Milton Marques também ressaltou ainda a tranqüilidade em que se deu o processo. “Tivemos um vestibular sem transtornos. Tudo correu dentro da normalidade, o que mostra a credibilidade e seriedade da instituição”, acrescenta o reitor.O Processo Seletivo 2007.1 da Uern envolveu uma equipe com mais de 800 profissionais. Além da divulgação na imprensa e na Faculdade de Ciências Médicas, o resultado final o vestibular está disponível também no endereço eletrônico da universidade: www.uern.br.

["Feras"] Matrículas de "feras" está marcada para os dias 2 e 3

Os 2.180 candidatos que ainda comemoram a aprovação precisam estar atentos para as datas. Os próximos dias 2 e 3 serão destinados ao período de matrículas dos aprovados da primeira chamada. O reitor lembra aos candidatos que não foram aprovados inicialmente para não desistirem.
Segundo ele, como muitos candidatos aprovados na Uern já obtiveram aprovação em outra universidade, a probabilidade de uma segunda chamada é muito grande. “Os que não obtiveram êxito podem ter uma segunda chance. É importante também que nunca desistam do que querem. Mesmo não sendo neste ano, no próximo tem novamente”, encoraja o reitor.
No caso da segunda chamada, a data de divulgação também já está definida para acontecer. Será no dia 9 de abril. As matrículas para os convocados serão realizadas apenas no dia 12.
DOCUMENTAÇÃO
Além de ficar atentos às datas, os “feras” não podem descuidar dos documentos exigidos para efetuar a matrícula. A documentação necessária é: carteira de identidade (original e cópia), Cadastro da Pessoa Física (CPF) (original e cópia), histórico escolar de conclusão do ensino médio (original e cópia), além de duas fotos 3x4, certificado de reservista (no caso dos classificados do sexo masculino) e comprovante de que está em dia com a Justiça Eleitoral.
A matrícula deverá ser feita no departamento ao qual o curso pertence.

[Vestibular] Uern pode acabar com vestibular vocacionado

Ainda durante as boas-vindas, Milton Marques relatou que, para o próximo ano, o vestibular da Uern poderá deixar de ser vocacionado. Ou seja, o candidato deverá fazer provas de todas as disciplinas, e não mais somente as específicas por área, como é realizado atualmente.
O processo já está em discussão entre a comunidade acadêmica, e segundo o reitor, tem “sinal verde” da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE). O resultado dos debates em torno do assunto deve ser anunciado no mês de junho. “Estamos sempre abertos a questionamentos e futuras modificações, e esta é uma questão que estamos discutindo para o próximo ano. As chances são muito grandes para que o vestibular volte aos moldes antigos”, declara Milton Marques de Medeiros.
Nos próximos dias os diretores de escolas serão convocados pela Uern para aprofundar as discussões e saber da categoria se a mudança é realmente viável.

[Cérebro bilíngüe] Crianças e jovens que falam mais de uma língua têm melhor desempenho

Falar duas línguas ajuda os estudantes a terem um melhor desempenho nas avaliações de diferentes disciplinas. A constatação foi feita por uma pesquisa britânica com alunos do ensino médio de origem portuguesa e que vivem em centros londrinos.
Segundo o estudo, publicado pelo jornal The Independent, as crianças de 11 anos do bairro londrino de Hackney que falam mais de um idioma em casa superam os que só falam inglês, inclusive nas tarefas de leitura.
O relatório cita também um estudo de Ellen Bailystock, da York University do Canadá, segundo a qual os indivíduos bilíngües superam os que falam apenas um idioma no momento de fazer várias tarefas ao mesmo tempo.
Isso se deve, segundo essa pesquisadora, ao fato de os bilíngües exercitarem regularmente a parte do cérebro conhecida como córtex pré-frontal, que reforça a capacidade de prestar atenção. Entre estes, cita "vantagens cognitivas, maior habilidade comunicativa e abertura a diferentes perspectivas culturais".

[Para refletir] Não passei no vestibular, e agora?

A vida é mesmo engraçada: muitos desafios, alguns tombos ou vitórias. Caminhos que devem ser percorridos para a conquista da satisfação pessoal e profissional. Por isso você, jovem, deve encará-los de cabeça erguida e levantar-se a cada tropeção. Quem já passou pela dura fase de prestar o tão temido vestibular e ingressar no Ensino Superior sabe o que isto significa. Para muitos, este pode ser o primeiro grande obstáculo da vida. Após longos períodos de dedicação aos estudos, muitas vezes exclusiva, o resultado da reprovação no vestibular é sempre seguida de uma grade decepção.
Neste momento, geralmente a emoção fala mais alto do que a razão. No entanto, se você está passando por uma situação similar a esta, deve levar em consideração alguns aspectos. Ingressar em uma universidade pública ou numa grande instituição particular, as mais almejadas pelos jovens, não é uma tarefa nada fácil. Os vestibulares, em sua maioria, são altamente competitivos e excludentes. Para se ter uma idéia, o vestibular da USP (Universidade de São Paulo), um dos concursos mais concorridos do país, recebe anualmente mais de 170 mil candidatos e disponibiliza apenas 8.000 vagas. É importante, porém, destacar que isso não é algo impossível.


  • Apreendendo com os erros
    Ainda não inventaram uma máquina capaz de voltar no tempo para que erros passados sejam reparados. Mas nem tudo está perdido. Novos vestibulares se aproximam e existem alguns meses pela frente para que você se prepare para uma nova batalha de exames. Portanto, vá com calma. É preciso estar atento para não cometer os mesmos erros da última seleção.
    O primeiro passo é analisar os motivos pelos quais o candidato não conseguiu chegar ao resultado esperado. Caso o candidato encontre dificuldades neste processo, é importante que procure a orientação de professores ou especialistas.
    Detectadas as causas da reprovação, o negócio é organizar os planos de estudo. O ideal é que o estudante dedique parte de seu tempo aos assuntos que sente maior dificuldade, mas, sobretudo, que não se esqueça de reciclar os conhecimentos nas demais disciplinas. Isso evita que elas se transformem em futuras ciladas.
    No entanto, os especialistas alertam que o problema, muitas vezes, não está relacionado à ausência de empenho e, sim, à falta de orientação de estudos. Nestes casos, aumentar a carga de estudo não é solução. É importante que o aluno procure um auxílio. Desta forma ele conseguirá trabalhar com o tempo de maneira mais eficiente e, conseqüentemente, obter resultados mais expressivos. Além disso, é preciso quebrar a rotina do estudo com a prática de exercícios. Este mecanismo vai tornar suas horas de estudos mais produtivas".
    Assim, seu sonho pode estar bem próximo de se tornar realidade. Desistir talvez seja a alternativa mais fácil, mas será que vale a pena? Existem outros caminhos que podem ser percorridos sem que se desvie dos objetivos. Mas, para isso, seus objetivos precisam estar bem definidos. Assim, terá a possibilidade de traçar outras caminhadas que te levarão para o mesmo destino. Pode ser um processo difícil, mas não é impossível. No entanto, a auto-estima é uma ferramenta importantíssima para esta conquista.

17 de março de 2007

[Em sala] Escola pública inclui Astronomia no currículo

Estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Guarulhos, em São Paulo, têm lições de Astronomia. As aulas na Escola Municipal Inêz Rizzato Rodrigues contam com o apoio do Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), responsável pelo conteúdo da disciplina.
O projeto começou como uma brincadeira em 2004, mas, a partir deste ano, ganha um caráter mais sério. A disciplina agora passa a fazer parte do currículo escolar.
Nas aulas, os estudantes aprendem sobre os anéis de Saturno, as crateras da lua e os demais planetas que compõem o Sistema Solar, com direito a uso de telescópio. O diretor da escola, João Augusto Pereira, acredita que a novidade só tem a melhorar a qualidade de ensino na instituição.

[Notícias] Aluno que tinha caso com professora é morto

O marido de uma professora do Ensino Médio está sendo acusado da morte de aluno adolescente que teve relações sexuais com sua mulher na cidade de Knoxville, no Estaddo do Tennessee, Estados Unidos. Sean Powell, 18 anos, foi atingido por tiros em frente à casa de Eric e Erin McLean no dia 10 de março.
Erin conheceu Sean no ano passado na escola West High School, onde ela dava aulas há seis meses. No dia da morte do adolescente, Eric McLean ligou para a polícia dizendo que um instruso estava em sua casa. Sete minutos depois, Erin McLean ligou dizendo que o seu marido havia atirado contra Sean Powell, que estava dentro de um carro. O marido fugiu em carro, que foi encontrado depois na escola. O homem foi preso no último domingo, carregando a arma do crime.
OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS

[Vestibular] Resultado dos Aprovados na UERN 2007

ALUNOS COTISTA
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Campus Central - Mossoró

ALUNOS NÃO COTISTA
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Campus Central - Mossoró

[Vestibular] Resultado

O AntonioDantasNET parabeniza a todos os aprovados no processo seletivo da UERN. Valeu pelo esforço e dedicação. Na segunda-feira, estaremos divulgando a relação dos alunos de nossa escola que obteram aprovação no certame.
Aos que não conseguiram êxito, o nosso desejo de sucesso em outras oportunidades, frisando a persistência e a dedicação, como formas de alcançar o resultado almejado.

PARABÉNS A TODOS!!!

[Reflexão] Saga da Amazônia


Uma das músicas/poesias mais em VOGA no momento em que passamos em nosso país e no mundo, onde a questão agrária vem à tona e o aquecimento global é iminente.
Há muitos anos dentro do projeto Cantoria, onde isso rendeu uma coetânea de “causos” e canções de alguns dos artistas mais renomados dos sertões do Brasil: O pernambucano eclético (Geraldo Azevedo), o paraibano espetacular (Vital Farias) e os baianos Eugênio Avelino (Xangai, o menestrel) e Elomar Figueira, o homem do Rio Gavião.
Essa música escolhi para presentear aqueles que não conhecem o trabalho desses ícones do cancioneiro popular.

Saga Da Amazônia
Composição: Vital Farias

Era uma vez na AMAZÔNIA, a mais bonita floresta
Mata verde, céu azul, a mais imensa floresta
No fundo d'água as IARAS, caboclo lendas e mágoas
E os rios puxando as águas

PAPAGAIOS, PERIQUITOS, cuidavam das suas cores
Os peixes singrando os rios, Curumins cheios de amores
Sorria o JURUPARI, URAPURU, seu porvir
Era: FAUNA, FLORA, FRUTOS E FLORES

Toda mata tem caipora para a mata vigiar
Veio caipora de fora para a mata definhar
E trouxe DRAGÃO-DE-FERRO, prá comer muita madeira
E trouxe em estilo gigante, prá acabar com a capoeira.

Fizeram logo o projeto sem ninguém testemunhar
Prá o dragão cortar madeira e toda mata derrubar:
Se a floresta meu amigo tivesse pé prá andar
Eu garanto meu amigo, com o perigo não tinha ficado lá.

O que se corta em segundos gasta tempo prá vingar
E o fruto que dá no cacho prá gente se alimentar??
Depois tem passarinho, tem o ninho, tem o ar
ICARAPÉ, rio abaixo, tem riacho e esse rio que é um mar.

Mas o DRAGÃO continua a floresta devorar
E quem habita essa mata prá onde vai se mudar??
Corre ÍNDIO, SERINGUEIRO, PREGUIÇA, TAMANDUÁ
TARTARUGA, pé ligeiro, corre-corre TRIBO DOS KAMAIURA

No lugar que havia mata, hoje há perseguição
Grileiro mata posseiro só prá lhe roubar seu chão
Castanheiro, seringueiro já viraram até peão
Afora os que já morreram como ave-de-arribação
Zé da Nana tá de prova, naquele lugar tem cova
Gente enterrada no chão:

Pois mataram índio que matou grileiro que matou posseiro
Disse um castanheiro para um seringueiro que um estrangeiro
Roubou seu lugar

Foi então que um violeiro chegando na região
Ficou tão penalizado e escreveu essa canção
E talvez, desesperado com tanta devastação
Pegou a primeira estrada sem rumo, sem direção
Com os olhos cheios de água, sumiu levando essa mágoa
Dentro do seu coração.

Aqui termina essa história para gente de valor
Prá gente que tem memória muito crença muito amor
Prá defender o que ainda resta sem rodeio, sem aresta
ERA UMA VEZ UMA FLORESTA NA LINHA DO EQUADOR.

Professor- Francisco Elmo Alves
EEPAD - Cursinho Pré-Vestibular CNSC

16 de março de 2007

[Poema] Educar

Cada saber que me foi informado
Cada ânsia de conhecimento,
Tudo na mesma face
Do educando se quer conhecer.

Sabendo do dever do mestre
Do ofício que lhe foi dado,
Que muitos, fingem desconhecer
Na súplica dos que queriam absolver.

Com objetivo do repor do sal [pagamento]
Esquecem esses do seu dever
Que é educar, para si e para a societas
Numa profissão tão iluminada.

[JOGOS PAN-AMERICANOS 2007] PRESTÍGIO E DESAFIO PARA O RIO DE JANEIRO

Famosa e sempre reverenciada pelos próprios moradores e, sobretudo, por turistas de várias partes do mundo, a “cidade maravilhosa” do Rio de Janeiro foi escolhida para ser sede dos Jogos Pan-Americanos deste ano de 2007. Possuidora de uma beleza inegável, mas também de um triste histórico de violência, a cidade terá pela frente o grande desafio de oferecer segurança e estrutura satisfatórias para os participantes e visitantes que estarão presentes nos Jogos. A Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com o governo federal, traçaram estratégias especiais para realização do evento.
UMA BREVE HISTÓRIA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS
A elaboração de uma competição esportiva capaz de reunir todos os países das Américas era um desejo antigo de alguns membros do COI (Comitê Olímpico Internacional). Uma proposta para criação dos Jogos Pan-Americanos foi mencionada em 1932, durante a realização dos jogos olímpicos, em Los Angeles, EUA. As idéias foram amadurecendo e em 1940 ocorreu o I Congresso Esportivo Pan-americano, em Buenos Aires, com definição da data de realização dos primeiros Jogos, a princípio para 1942. Porém, devido a II Guerra Mundial esta data foi adiada.
Finalmente, em 1951 ocorreu à primeira edição dos Jogos Pan-Americanos em Buenos Aires, Argentina. Vejamos a seguir, as cidades que já foram sedes dos Jogos Pan-Americanos:
1951 - Buenos Aires (Argentina)
1955 - Cidade do México (México)
1959 - Chicago (Estados Unidos)
1963 - São Paulo (Brasil)
1967 - Winnipeg (Canadá)
1971 - Cáli (Colômbia)
1975 - Cidade do México (México)
1979 - San Juan (Porto Rico)
1983 - Caracas (Venezuela)
1987 - Indianápolis (Estados Unidos)
1991 - Havana (Cuba)
1995 - Mar del Plata (Argentina)
1999 - Winnipeg (Canadá)
2003 - Santo Domingo (República Dominicana)

Neste ano de 2007 o Brasil terá, pela segunda vez, o privilégio de sediar os Jogos Pan-Americanos, que acontecerão no Rio de Janeiro. O anúncio oficial que revelou o Rio como cidade sede do evento ocorreu em 24 de agosto de 2002 na Cidade do México.
De lá para cá, os organizadores estão trabalhando em diferentes frentes operacionais para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Algumas provas acontecerão em locais completamente novos, construídos especialmente para os Jogos.


Por CRISTIANO CATARIN

[Lendas Brasileiras] Boiúna ou Cobra Grande

É uma das mais conhecidas lendas do folclore amazônico. Conta a lenda que em numa tribo indígena da Amazônia, uma índia, grávida da Boiúna (Cobra-grande, Sucuri), deu à luz a duas crianças gêmeas que na verdade eram Cobras. Um menino, que recebeu o nome de Honorato ou Nonato, e uma menina, chamada de Maria. Para ficar livre dos filhos, a mãe jogou as duas crianças no rio. Lá no rio eles, como Cobras, se criaram. Honorato era Bom, mas sua irmã era muito perversa. Prejudicava os outros animais e também às pessoas.
Eram tantas as maldades praticadas por ela que Honorato acabou por matá-la para pôr fim às suas perversidades. Honorato, em algumas noites de luar, perdia o seu encanto e adquiria a forma humana transformando-se em um belo rapaz, deixando as águas para levar uma vida normal na terra.
Para que se quebrasse o encanto de Honorato era preciso que alguém tivesse muita coragem para derramar leite na boca da enorme cobra, e fazer um ferimento na cabeça até sair sangue. Ninguém tinha coragem de enfrentar o enorme monstro.
Até que um dia um soldado de Cametá (município do Pará) conseguiu libertar Honorato da maldição. Ele deixou de ser cobra d'água para viver na terra com sua família.

Origem: Mito da região Norte do Brasil, Pará e Amazonas.

[Artigo] Basta! Basta!

Basta de maldades. De passageiros de ônibus queimados vivos, de jovens assassinados, de assaltos, seqüestros, chacinas. E dos atos diários de violência nem sequer noticiados.
Basta de uma realidade que parece cena de filme de horror. Basta também de uma sociedade chocada por poucos dias, até o carnaval, a Copa do Mundo, o próximo escândalo.
Basta da fábrica de violência escondida no nosso modelo social e econômico. Da brutal desigualdade que divide nossa população em incluídos e excluídos, separados por um mal-disfarçado sistema nazista de apartação.
Basta também de prometer a redução da idade penal e a pena de morte, sem assumir a necessidade de revolucionar nossa estrutura social.
Basta da nossa contribuição para o aquecimento global. Também basta da mentira de dizer que esse problema pode ser resolvido sem uma reforma profunda no modelo de desenvolvimento.
Basta de comemorar a matrícula de 95% das crianças, sem perguntar onde estão os outros 5%, quando somente um terço dos matriculados concluirão ensino médio, e só a metade com uma qualidade minimamente satisfatória.
Basta da mentira de chamarmos de escola as construções degradadas onde depositamos nossas crianças por poucas horas ao dia. Basta de nossos governos esquecerem seus compromissos de campanha, ignorando os problemas mais profundos. De um sistema penal e judicial que protege bandidos, de rua ou de escritório, com acesso a advogados caros.
Basta de um Congresso divorciado do povo que o elegeu, formandoblocos em função de siglas, não de idéias, propostas, ações.
Basta da mentira de que a democracia está apenas no direito de falar, mesmo que nada de relevante se diga para enfrentar os problemas.
Basta dos moralistas que tanto defendem a ética no comportamento dos políticos, esquecendo de cobrar a ética nas prioridades das políticas.
Basta de uma economia que cresce pouco e na direção errada, sem respeito ecológico, sem criar emprego nem sustentabilidade, sem nos tirar do atraso, ou quebrar o maldito círculo da desigualdade que nos amarra e envergonha.
Basta de achar que simples transferências de renda eliminam a pobreza. Basta de um país nascido na escravidão que não consegue completar a abolição.
Basta de ricos incluídos culpando os pobres excluídos pelas desgraças da ineficiência, da criminalidade, da destruição ambiental, da deseducação. Como se no passado fossem os escravos os culpados pela falta de liberdade.
Basta de jogar a culpa pela violência nos pobres, quando eles são as maiores vítimas. Basta de procurar soluções simplistas, que nada mudam. Da dificuldade de punir com rigor os assassinos brutais de um menino que estava apenas no mesmo carro que a mãe, e os responsáveis por quase um milhão de mortos pela violência nos últimos 25 anos.
Basta também de achar que basta punir esses bandidos, como se outros não viessem substituí-los com a mesma bestialidade. Como se o problema fosse a violência em si, e não o que a está causando.
Basta de buscar a justiça depois dos crimes cometidos, e não a paz que evitaria a violência. Basta do egoísmo individualista e corporativo que impede o país de se ver como um todo, de olhar para futuro, de definir seu rumo.
Basta da indiferença e dos argumentos que tentam encobrir as verdadeiras causas do maior dos crimes — o crime do egoísmo que divide o nosso país e impede a construção da nossa Nação.
Basta de fingirmos que o Brasil não precisa de uma revolução, ou de fugirmos dela, adotando pequenos paliativos. Basta de artigos, também.
Escrito por: Cristovam Buarque - mensagem-cristovam@senado.gov.br

[Mitologia e Cotidiano] Tem algum Narciso aí...?

A lenda grega de Narciso conta que ele era um jovem de singular beleza, filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia de seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura. Indiferente aos sentimentos alheios, Narciso desprezou o amor da ninfa Eco e seu egoísmo provocou o castigo dos deuses. Ao observar o reflexo de seu rosto nas águas de uma fonte, apaixonou-se pela própria imagem e ficou a contemplá-la até consumir-se. Na psiquiatria e particularmente na psicanálise, o termo narcisismo designa a condição mórbida do indivíduo que tem interesse exagerado pelo próprio corpo.
Fonte: Terra Educação

15 de março de 2007

[Para pensar] Frase

"Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública."
A.T.

Governo quer criar "bolsa família" para jovem

O governo Lula quer criar uma bolsa para fazer com que os jovens de até 17 anos que estão fora da escola voltem a estudar. Seria uma espécie de "Bolsa Família" para o jovem, definiu o ministro da Educação, Fernando Haddad. O valor seria depositado na conta bancária do próprio adolescente. As contrapartidas seriam principalmente a freqüência escolar e a não-repetência. A proposta está sendo debatida no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Como justificativa para o projeto, o ministro ressaltou dois dados: metade dos jovens de até 17 anos que estão fora de escola vem de famílias que vivem abaixo da linha da pobreza e 30% das jovens entre 15 e 17 anos que não freqüentam a escola são mães.
Fonte: MEC

[Educação] Lula diz que o Brasil está entre os piores em educação, e promete "revolucionar"

Ao apresentar nesta quinta-feira (15) em Brasília, junto com o ministro da Educação Fernando Haddad, as linhas gerais do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) para educadores de todo o país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que o acesso à educação cresceu no Brasil, mas que o ensino continua com baixa qualidade.
"Nós estamos entre os piores do mundo", afirmou o presidente, na cerimônia realizada no Palácio do Planalto. "A experiência acumulada mostra que o Estado brasileiro, ao longo das últimas décadas, não deu respostas (aos problemas da educação). Houve a universalização do ensino, mas não houve um acompanhamento pela melhoria da qualidade da educação. Então, estamos entre os piores do mundo", declarou o presidente, falando a professores, reitores, pedagogos e ex-secretários de educação.

[Charges do Dia]




[Podem rir] Pérolas de Vestibulandos

P:Quantos anos pode viver uma tartaruga?
R:A tartaruga é um animal que vive vários anos. Ela chega a viver mais de 100 anos mas não aparenta.

P:O que é uma circunferência?
R:A circunferência é uma conferência sobre o circo.

P:Qual é o menor rio do mundo?
R:O menor rio do mundo nem sequer existe.

P:O que são alpinistas?
R:São pessoas que sonham chegar ao céu e às vezes chegam mais depressa do que imaginam.
P:Qual é o antônimo de poliglota?
R:Zeroglota.

P:Em que sentido giram os ponteiros do relógio?
R:No mesmo sentido em que giram os ponteiros de todos os relógios, que é para frente.

P:Cite a localização precisa dos seguintes órgãos no corpo humano:
coração, estômago, bexiga, fígado, útero e testículos:
R:Uns órgãos ficam acima alguns no meio e outros abaixo do umbigo.

O principal rio da Áustria é o Vesúvio Azul.

A Espanha é um país Católico Apostólico e espanhol.

A história do Brasil é dividida em 3 partes bem definidas: a primeira, a segunda e a terceira.

Os holandeses tentaram invadir o Brasil mas foram obrigados a voltar pra Olinda, sua terra natal.

Os índios consideravam o cavalo um animal sagrado por isso só andavam a pé e comiam peixe.

Antigamente os navegadores tinham medo do mar, ficavam muito nervosos, por isso não conseguiam descobrir o Brasil. Até que chegou Cabral com sua calmaria..............

A baleia vive numa água aquática ao retirar-se-lhe-a de lá ela transforma-se imediatamente num anfíbio. A baleia como sabem é um bípede de grandes proporções.

No célebro existem dois hemisférios: o hemisfério norte que fica ao sul da cabeça e o hemisfério sul que fica mais ao norte.

Família é um conjunto de pessoas, animais e coisas como a pasta de dentes e a escova.

O que é uma ONG (nesse caso leia-se ongi)?
Ongi é um número. Depois de dez vem o ongi e assim por diante.

O pterodáctilo era uma espécie de dinossauro só que como ele não sabia disso, voava.

A distância percorrida por um pombo correio varia dependendo do peso da correspondência.

A eletricidade foi inventada pelas rãs elas tomavam choques e nem ligavam pois estavam mortas.

Fonte: Programa do Jô

Curiosidade

Alguns idiomas, como o Hebraico e o Italiano, usam o mesmo termo para cumprimentos e despedidas. O nosso tão utilizado"tchau" é proveniente do idioma italiano( Ciao) que veio, da palavra schiavo que significa escravo. Em israel o termo usado para Paz é Shalom .Em momentos de tanta violência no oriente médio tal palavra precisa muito ser utilizada por todos os israelitas.
Autor:Ozamir Lima

[leia] Sexta-feira sai o resultado da UERN - Vestibular 2007

A UERN divulgará o resultado oficial do Vestibular 2007.1 nesta sexta-feira, dia 16 de março. O anúncio será às 15h na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), bairro Aeroporto.
A lista com os nomes dos aprovados será publicada no site da UERN e no site da Consultec – www.consultec.com.br. A UERN ofereceu 2.180 vagas, divididas em 31 cursos e 70 habilitações.

14 de março de 2007

[Pesquisa] Brasileiras estão acima do peso e Homens bebem demais

Uma pesquisa mostrou que as mulheres brasileiras estão acima do peso e mais de um terço dos homens bebe demais. O levantamento foi divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira.
Os pesquisadores acreditam que os hábitos alimentares dos brasileiros são os responsáveis pelo problema. Pratos como a tradicional feijoada são ricos em gordura e, além disso, o consumo de frutas e vegetais no País está bem abaixo do recomendado, que é de 400 gramas por dia.
A pesquisa ainda mostrou que entre 42% e 52% dos homens nas grandes cidades estão acima do peso e que um terço bebe excessivamente. A maior taxa foi encontrada em Salvador, onde 33% afirmaram que consomem mais de cinco bebidas alcoólicas por dia. No Rio de Janeiro, um em cada quatro homens bebe demais freqüentemente.
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[Charge do Dia]


[Rir é o melhor remédio] Filosofia Profunda para Descontrair

Errar é humano, persistir no erro é americano, acertar no alvo é muçulmano.

Nunca desista do sonho. Se não encontrar numa padaria, procure na próxima.

Qualquer idiota é capaz de pintar um quadro, mas somente um gênio é capaz de vendê-lo.

Tudo é relativo. O tempo que dura um minuto dependede que lado da porta do banheiro você está.

O mais nobre dos cachorros é o cachorro-quente: alimenta a mão que o morde.

Se emperrar, force. Se quebrar, precisava trocar mesmo...

Roubar idéias de uma pessoa é plágio. Roubar de várias, é pesquisa. ( ou MONOGRAFIA ......rs)

Devo tanto que, se eu chamar alguém de meu bem ....o banco toma !

Quando lhe atirarem uma pedra, faça dela um degrau e suba...Só depois, quando tiver uma visão plena de toda a área, pegue outra pedra, mire bem e acerte-o crânio de quem lhe atirou a primeira.

Na vida tudo é relativo. Um fio de cabelo na cabeça é pouco; na sopa, é muito!

À beira de um precipício só há uma maneira de andar para a frente: É dar um passo atrás.

Eu queria morrer como o meu avô, dormindo; tranqüilo... E não gritando desesperadamente, como os quarenta passageiros do ônibus que ele dirigia!

Diga-me com quem andas, que eu te direi se vou contigo.

Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam. Não é bonito, mas é profundo.

Errar é humano. Colocar a culpa em alguém, então, nem se fala.

Autor Desconhecido

13 de março de 2007

[Comportamento] Autoridade e Educação

Até uns 40 anos atrás, mais ou menos, a educação era praticada com uma autoridade inquestionável. Podemos dizer que os pais – tanto quanto os professores – exerciam essa autoridade pela coerção e não havia problema pessoal ou social algum a esse respeito. Esse tipo de autoridade era uma idéia compartilhada por todos, exercida com convicção, portanto. Nesse esquema, o tapa como estratégia educativa fazia todo o sentido.
De lá para cá, as teorias da educação, da psicologia, da pedagogia, bem como as diversas mudança sociais e políticas trouxeram a idéia de uma educação menos repressora e mais centrada nos educandos. O respeito à criança e ao jovem passou a fazer parte dessa nova concepção.
O autoritarismo passou a ser rejeitado, portanto. Ocorre que, em busca de um modelo de autoridade diferente, caímos em uma cilada: passamos a exercer a autoridade pela persuasão em substituição à coerção. Em resumo: buscamos a adesão dos mais novos à educação que praticamos. Vamos convir: o discurso do convencimento funciona bem na publicidade, mas na educação não tem o mesmo efeito. E o tapa, nesse novo esquema, surge quando a persuasão não funcionou, não é verdade? Não há coerência mais desse recurso com o modelo adotado tampouco com o estilo de vida pretendido.
Uma coisa é inegável: é preciso ter autoridade para educar. Nosso problema atual é esse: como construir um tipo de autoridade que não seja coercitiva, mas que também não dependa do convencimento de quem está sendo educado, já que isso não se consegue o tempo todo?
Precisamos refletir sobre os limites das crianças e jovens e a relação com a autoridade exercida pelos pais e professores.

[Educação] Lula diz que PAC da educação mudará metodologia de ensino no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça (13) que o Plano de Desenvolvimento da Educação, conhecido como PAC da Educação, será uma "grande revolução" na área. "Vamos envolver a sociedade para que a gente forme uma cumplicidade nacional para uma nova metodologia de ensino nesse país", afirmou. Com lançamento previsto para abril, o PAC da Educação foi apresentado ao presidente na semana passada.
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o plano tem medidas que abrangem desde a alfabetização de jovens e adultos até a educação superior, mas com ênfase na educação básica. "Queremos apresentar uma grande proposta com 42 pontos de mudanças, sobretudo na área do ensino fundamental, para ver se a gente volta a dar à educação, em especial ao ensino fundamental, a qualidade que já tivemos", afirmou o presidente. O custo do pacote é de cerca de R$ 8 bilhões -- aproximadamente 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto).

[Internet] Indenização bilionária


O grupo de mídia Viacom (MTV, Paramount) anunciou nesta terça-feira que entrou com uma ação na justiça contra o Google e sua filial de vídeos YouTube, por "violação em massa e intencional de direitos autorais", e pediu indenização de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 2,09 bilhões).

A Viacom, que já havia apresentado queixa contra o Google e o YouTube exigindo a retirada de 100 mil vídeos piratas extraídos de suas emissões na televisão, indicou que o processo será conduzido por um tribunal de Nova York.

A empresa acusa os dois grupos da Internet de "violação em massa e intencional dos direitos autorais sobre os conteúdos de entretenimento da Viacom" e explica que esta ação "reivindica mais de US$ 1 bilhão por danos. Além disso, o processo inclui uma intimação interditando o Google e o YouTube de violar os direitos autorais futuramente".

[Destaque] Laércio Carlos

O destaque desta semana é o professor Laércio Carlos. O mesmo demonstra em seu trabalho muita dedicação e comprometimento com a nossa escola. Parabéns!!!

Cheguei

A partir de agora estarei fazendo atualizações no BLOG!!!

PROFESSOR Elmo Alves

[Reflexão] Ser ou Ter



O nosso corre-corre não nos deixa
parar para perceber
se o que já temos já não é o
suficiente para nossa vida.
Nos preocupamos tanto em TER.
Ter isso, ter aquilo, comprar isso, comprar aquilo...
Os anos passam,
e quando nos damos conta,
esquecemos do mais importante :
VIVER E SER FELIZ!
Às vezes, para ser feliz, não precisamos de tanto TER.
Podemos nos dar conta que o mais importante na vida é SER.
Esse SER, tão esquecido, muitas vezes não é difícil de se realizar.
As pessoas precisam parar de correr atrás
do TER e começar a correr atrás do SER: SER AMADO, SER GENTE!
Com certeza, quando SOMOS, somos muito mais felizes do que quando TEMOS.
O SER leva uma vida toda para se conseguir,
e o TER, muitas vezes conseguimos logo.
Só que o SER não acaba e nem se perde,
mas o TER pode terminar inesperadamente
O SER, uma vez conseguido, é eterno.
E o TER é passageiro e,
mesmo que dure muito tempo,
pode não trazer a FELICIDADE.
Tente SER e não TER e você sentiráuma felicidade sem preço!
Que você deixe de cobrar o que fez
e o que não fez nesses anos.
Tente o mais importante:
SER FELIZ!

8 de março de 2007

[Charges do Dia]




[Polêmica] Projeto de lei propõe legalização do uso da maconha no Brasil


A maconha é a droga ilegal mais utilizada entre os brasileiros, conforme a pesquisa realizada em 2001 pelo Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e pela Unifesp. De acordo com o estudo, 7% já experimentaram a erva pelo menos em uma oportnidade - nos EUA, são 37%. Entre eles, e também entre pessoas que não são usuárias, como alguns entrevistados desta reportagem (leia ao lado, em "depoimentos"), cresce o desejo pela legalização da droga.
No entanto, uma decisão como esta ainda está longe de ser tomada por parte da justiça e dos governantes brasileiros. Apesar disso, o fim da pena de prisão para usuários da erva, estabelecida em 2004, foi mais um passo em direção à descriminalização da droga.
Atualmente, não há nenhum projeto sobre a legalização da maconha em andamento no Congresso Nacional. Porém, um projeto de lei do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) pretende unificar a legislação de drogas e defende a união dos ministérios da Educação, da Saúde e da Justiça para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Política Antidrogas, para que se tomem medidas educativas e de prevenção.
O projeto de lei propõe ainda a tipificação de financiadores e traficantes de drogas (ou seja, definir exatamente quem são essas figuras, algo que ainda é nebuloso na legislação brasileira, como lembrou em entrevista a delegada Jovenessa Pace Soares, do Departamento de Investigações sobre Narcóticos – Denarc – do Rio Grande do Sul), o aumento de penas contra eles, a amenização de penas contra usuários e o estabelecimento de normas de repressão contra produção e venda de drogas.

[Homenagem] Mulheres de Apodi recebem homenagem durante programação especial

APODI - O Dia Internacional da Mulher será comemorado hoje em Apodi durante evento na Casa de Cultura, às 19h, que tem em sua programação a realização de palestras e homenagem a mulheres de Apodi que vêm se destacando no município através de seus trabalhos. O evento ocorrerá em três momentos. O primeiro será em hoje pela manhã, na cidade de Mossoró, com uma marcha pelas ruas, com a participação de 50 mulheres apodienses. O segundo momento ocorrerá à noite, na Casa de Cultura em Apodi, com uma palestra proferida por Naide Fernandes, militante do Movimento de Mulheres Mossoroenses. Na ocasião, serão homenageadas quatro mulheres apodienses, que através de seus trabalhos têm contribuído para o desenvolvimento do município. São elas: Raimunda Nonato da Silva Rego, professora do município da comunidade de João Pedro, na região da Chapada; Raimunda Ferreira Freire, chefe da 13ª Dired; Francisca Antônia de Lima Carvalho, coordenadora no município da Comissão das Mulheres Trabalhadoras Rurais; e Francisca de Lima Morais, mais conhecida como Dona Tica, artesã na comunidade de Trapiá II. A abertura constará de uma homenagem às mulheres presentes através de uma mensagem e logo após a entrega de placas às homenageadas. Em seguida, será realizada palestra com o tema A violência sexista contra a mulher, com a palestrante Naide Fernandes, após a palestra debates com o público presente. A homenagem às mulheres presentes na Casa de Cultura será encerrada pelo secretário de Desenvolvimento e Ação Social, Tibúrcio Marinho, que na ocasião vai destacar a importância da mulher na sociedade nos dias de hoje. "É indiscutível o papel da mulher na sociedade. A sua presença ao longo da história da humanidade nos faz ver que as lutas e conquistas foram e serão sempre, sem sombra de dúvida, marcadas pela sua presença. Hoje em qualquer setor da sociedade a mulher tem se destacado e isso a tornou uma grande parceira na atualidade", afirmou. O terceiro momento das homenagens às mulheres apodienses ocorrerá no sábado, dia 10, às 8h. Uma grande caminhada sairá em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, realizada pelo o Movimento das Mulheres Rurais do município. Após a caminhada pelas principais ruas da cidade, haverá uma palestra com a assistente social Ezilene Queiroz, em seguida oficinas, debates e um almoço aos presentes. Falando à reportagem, a assistente social Ezilene Queiroz disse da importância das parcerias para a realização do evento. "Foi fundamental a parceria entre a Prefeitura de Apodi, a Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi. Só assim poderíamos realizar um encontro desta magnitude. A mulher é merecedora de aplausos pela sociedade, pois a sua luta não tem sido fácil em detrimento à violência e à discriminação na sociedade que ainda acontece nos dias de hoje", concluiu Ezilene Queiroz.
Matéria do Jornal Gazeta do Oeste - 08/03/07

[Reflexão] Alma de Mulher

Nada mais contraditório do que ser mulher ...
Mulher que pensa com o coração,
age pela emoção e vence pelo amor.

Que vive milhões de emoções num só dia e
transmite cada uma delas, num único olhar.

Que cobra de si a perfeição e vive
arrumando desculpas para os erros,
daqueles a quem ama.

Que hospeda no ventre outras almas, da a luz
e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou.

Que dá as asas, ensina a voar mas não quer ver partir
os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.

Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda
que seu amor nem perceba mais tais detalhes.

Que como uma feiticeira transforma
em luz e sorriso as dores que sente na alma,
só pra ninguém notar.

E ainda tem que ser forte, pra dar os ombros
para quem neles precise chorar.

Feliz do homem que por um dia souber,
entender a Alma da Mulher !!!

7 de março de 2007

[Dia Internacional da Mulher] TRE/RN destaca a trajetória do voto feminino no RN

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Tribunal Regional do Rio Grande do Norte (TRE-RN) lembra de algumas das principais figuras femininas que ajudaram a mulher a conseguir uma participação efetiva na política nacional. Dos mais de dois milhões de eleitores do Estado, cerca de 1.100.000 são mulheres, ou seja, mais da metade do eleitorado. No Rio Grande do Norte, dos 180.937 filiados a partidos políticos, 97.980 (54,15%) são homens e, 82.688 (45,70%) mulheres. A legislação eleitoral vigente garante às mulheres brasileiras a participação efetiva nas eleições, obrigando os partidos políticos apresentarem em suas chapas proporcionais a cota mínima de 30% de candidatas. Mas nem sempre foi assim, pois a mulher não tinha o direito de votar e ser votada até as primeiras décadas do século passado.O RN foi primeiro Estado brasileiro a conceder o voto à mulher. Em 1927, o deputado federal, Juvenal Lamartine de Faria, há muito tempo partidário do sufrágio feminino, anunciou a plataforma de sua candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte, prometendo amplos direitos políticos às mulheres, não só o de votar, como o de ser votada, declarando que a Constituição Federal não proibia às mulheres gozar de seus direitos políticos plenos e inalteráveis. Considerava um absurdo a privação de metade da população brasileira do exercício de seus direitos políticos. Neste mesmo ano, na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, registrou-se o alistamento da primeira eleitora, Celina Guimarães. Mesmo antes de assumir o cargo, Juvenal Lamartine assegurou as mudanças necessárias no Código Eleitoral do Rio Grande do Norte. No ano seguinte, Alzira Soriano de Souza, apoiada por Juvenal Lamartine, elegeu-se prefeita do município de Lajes no Estado do Rio Grande do Norte, tendo sido, também, a primeira prefeita eleita no Brasil. Em outubro de 1930, a República Velha chegou a um fim abrupto e Getúlio Vargas tomou o poder. Como na maioria dos países latino-americanos não havia nenhuma oposição por parte do governo contra o sufrágio feminino, a decisão do regime provisório de Vargas era favorável à criação de um novo código eleitoral que fornecesse uma oportunidade de garantir o voto às mulheres. No final de agosto de 1931, o governo liberou um código provisório que concedia voto limitado às mulheres, ou seja, apenas determinados grupos de mulheres, como as mulheres solteiras ou viúvas com renda própria, ou as mulheres casadas com a permissão do marido, podiam votar. Protestando que este código provisório era insuficiente, grupos feministas promoveram uma campanha para remover tais restrições antes que o mesmo fosse adotado. O Novo Código, decretado em 24 de fevereiro de 1932, dava o direito de voto às mulheres sob as mesmas condições que os homens. No ano de 1935, Maria do Céu Fernandes é diplomada como a primeira deputada estadual eleita pelo voto popular no Rio Grande do Norte e no Brasil. No Senado Federal, o próprio Tribunal Regional Eleitoral possui em seu quadro duas desembargadoras, ambas já presidiram a corte, Judith Monte Nunes (em 1998) e Maria Célia Alves (em 1999); quatro juízas eleitorais, Maria do Socorro Costa (juíza substituta1981), Sandra Simões Elali (1992), Cristina Wanderley Fernandes (2000), Maria Soledade Fernandes (2006 e atuando atualmente), além da diretora-geral, Yvette Guerreiro.

Matéria do Gazeta do Oeste/Cidades/07/03/07

6 de março de 2007

[Educação] Bons professores possuem metodologia Professores fascinantes possuem sensibilidade

Bons professores falam com a voz, professores fascinantes falam com os olhos. Bons professores são didáticos, professores fascinantes vão além, possuem sensibilidade para falar ao coração dos seus alunos.
Seja um professor fascinante. Fale com a voz que expressa emoção. Mude de tonalidade enquanto fala. Assim você cativará a emoção,­ estimulará a concentração dos seus alunos, reflitam sobre a vida, caminhem dentro de si mesmos, saiam do lugar comum.
Um professor fascinante é mestre da sensibilidade. Ele sabe proteger a emoção nos focos de tensão. O que significa isso? Significa não deixar que a agressividade e as atitudes impensadas dos seus alunos roubem sua tranqüilidade. Entendem que fracos excluem, os fortes acolhem, os fracos condenam, os fortes compreendem. Ele procura acolher seus alunos e compreendê-los mesmo os mais difíceis.
Enxergue o mundo com os olhos de uma águia. Veja por vários ângulos a educação. Entenda que somos criadores e vítimas do sistema social que valoriza o ter e não o ser. A estética e não o conteúdo. O
Consumo e não as idéias. No que se depender de nós, devemos dar nossa parcela de contribuição para gerar uma humanidade mais saudável.
Não esqueça que você não é apenas um pilar da escola clássica, mas um pilar da escola da vida. Tenha consciência de que os computadores podem gerar gigantes na ciência, mas crianças na maturidade.
Os educadores apesar das suas dificuldades são insubstituíveis, porque a gentileza, a solidariedade, a. tolerância, a inclusão, os sentimentos altruístas, enfim todas as áreas da sensibilidade não podem ser ensinadas por máquinas, e sim por seres humanos.
Texto extraído do livro: "Pais Brilhantes Professores Fascinantes" (Augusto Cury)

[Reflexão] MENSAGEM DE CHICO XAVIER

Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO, mesmo sabendo que as rosas não falam...
Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera pode não ser tão alegre...
Que eu não perca a VONTADE DE VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...
Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...
Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda...
Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia...
Que eu não perca a VONTADE DE AMAR, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo sentimento por mim...
Que eu não perca a LUZ E O BRILHO NO OLHAR, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo escurecerão meus olhos...
Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos...
Que eu não perca a RAZÃO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas...
Que eu não perca o SENTIMENTO DE JUSTIÇA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu...
Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos...
Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VER, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma...
Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia...
Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado...
Que eu não perca a vontade de SER GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno...
E acima de tudo...
Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente!
Que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois...
A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR!

Francisco Cândido Xavier

10% dos municípios brasileiros concentram 71,8% dos homicídios

Os óbitos por homicídios no Brasil concentram-se em 556 cidades, o que representa apenas 10% do total de municípios do país. Dos 48.345 óbitos por esta causa, ocorridos em 2004, 34.712 foram registrados nessas cidades. Elaborado com base nos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, o livro Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros, publicação da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), revela dados como esses e traz outra constatação preocupante: as vítimas mais comuns dos homicídios são jovens, a maioria negros do sexo masculino.

O estudo revela, ainda, que as mortes violentas vêm ocorrendo, com mais intensidade, nos municípios do interior do país, em especial no Centro-Oeste. Das dez cidades com as maiores taxas de mortalidade por homicídio, seis encontram-se no Centro-Oeste. Destas, quatro estão no Mato Grosso. Também chama a atenção o fato de algumas dessas cidades serem de pequeno porte, contrariando a histórica concentração de mortes por causas violentas em grandes cidades.

Matéria do blog de joseniasfreitas

16 de fevereiro de 2007

[Dica de Site]

Recomendamos a todos os nossos leitores o blog intitulado "Sem Nexo" do amigo e eterno professor Willam José. A página virtual traz matérias interessantes sobre os mais variados assuntos, principalmente relacionados à Educação, em especial ao Vestibular.

Como sempre, Willam se sobresai em suas idéias. Uma leitura fácil, concisa e descontraída. Parabéns pela iniciativa. O endereço é o seguinte:

[Educação] Orçamento do MEC terá menos R$ 609 milhões em 2007

O bloqueio de R$ 609,4 milhões do orçamento deste ano do Ministério da Educação foi condenado por entidades ligadas à área. O Ministério do Planejamento, responsável pelo contingenciamento, argumenta que, mesmo com a redução, as verbas para educação em 2007 são maiores que as do ano passado.
Em 2006, foram empenhados R$ 8,79 bilhões pelo Ministério da Educação. Este ano, a pasta está autorizada a gastar R$ 9,13 bilhões. Organizações ressaltam que o corte vai representar menos investimentos para a área. Os investimentos da pasta, inicialmente previstos em R$ 1,5 bilhão neste ano, caíram para R$ 1,06 bilhão.
O contingenciamento também desagradou aos governos estaduais, que dependem de repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra Rezende, considerou um retrocesso a retenção de recursos pelo governo. "No momento em que se discute a regulamentação do Fundeb, temos um enorme desafio para melhorar o ensino no país e é lamentável que haja essa restrição", comentou.

O que molha mais: correr ou andar na chuva?

A primeira reação que se tem quando começa a chover é sair correndo para não se molhar, ou, pelo menos, se molhar o mínimo possível. Mas, dependendo do tipo de chuva, essa pode não ser a melhor opção.
Considerando-se que a quantidade de chuva que cai não se altera, se a chuva estiver caindo em sentido perpendicular ao chão, não importa se a pessoa está parada, andando ou caminhando. Ela vai se molhar da mesma forma. Agora, se a chuva estiver caindo de forma inclinada, quando a pessoa corre, ela se molha mais rapidamente.
Se a pessoa correr, vai receber mais água porque a vazão é o resultado da área multiplicada pela velocidade. Quando se corre, a velocidade relativa aumenta, então, a vazão de água aumenta e a pessoa se molha mais.

13 de fevereiro de 2007

[Educação] Fundeb pode não trazer reajuste para o professor

Em dezembro do ano passado foi o aprovado o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Alguns acham que a educação vai ter o desenvolvimento merecido; outros acham que o professor vai receber um salário muito melhor agora, enfim, espera-se que tudo mude para melhor. Mas na prática não é bem assim.
Em pesquisa realizada pelo Jornal Gazeta do Oeste, constatou-se que os professores estão empolgados com a implantação do fundo. Na pesquisa, o resultado parcial apontava 70,59% acreditam que vai melhorar a vida do professor; 29,41% acham que não. O resultado total sairá em duas semanas. Todo mês uma pesquisa nova para o leitor interagir e sugerir mudanças na educação.
O Fundeb é um fundo de financiamento próprio da educação e que abrange toda a educação básica, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação indígena e quilombolas. É financiado por 20% dos seguintes impostos: Fundo de Participação dos Estados (FPE), Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados (proporcional às exportações (IPIexp), Imposto sobre Transmissão Causa Mortis (ITCMD), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre Renda e Proventos incidentes sobre rendimentos pagos pelos municípios, Imposto sobre Renda e Proventos incidentes sobre rendimentos pagos pelos estados, cota-parte de 50% do Imposto Territorial Rural (ITR) devida aos municípios.
Ele tem uma vigência de 14 anos, mas só entrará plenamente em funcionamento após o 4º ano de implantação.
De acordo com o professor e coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), Rômulo Arnaud, é preciso tomar cuidado com o que se entende por Fundeb, porque sua proposta é universalizar o ensino e diminuir as diferenças regionais, as diferenças entre Estados e municípios, do ponto de vista salarial. "A princípio, para o Estado do Rio Grande do Norte e para o município de Mossoró eu não vislumbro uma mudança significativa de salário. Por quê? Porque tanto no Estado quanto no município, a per capta, ou seja, a relação custo-aluno, já é superior à média nacional. Isso quer dizer que o RN não terá recursos a mais. Os recursos serão distribuídos a esse fundo a partir de alguns impostos", diz.
Para explicar melhor, Rômulo compara a média de uma cidade do interior, que tem uma renda mensal abaixo da média, o que vai melhorar muito o salário do professor. "O que a gente tem que trabalhar é o Fundeb como uma proposta de universalização da melhoria da educação no país inteiro. E aí a gente sabe das grandes diferenças que têm um município pequeno lá no interior do Piauí, onde a média do aluno lá é R$ 300,00. A média nacional é R$ 800,00. Então esse município vai ganhar dinheiro. No caso de Mossoró e do RN, já está acima da média", compara.

[Educação] Professores lutam por piso salarial nacional

Depois da aprovação do Fundeb, o próximo passo é reivindicar por um piso salarial único que contemple todos os professores. Já existem duas propostas, de acordo com o coordenador geral, uma de R$ 864,00 e outra de R$ 1.055,00. O Governo tem um prazo de 6 meses para levar a votação. Caso seja aprovado, haverá um reajuste salarial significativo para os professores.
De acordo com Rômulo, ainda que seja aprovada este ano a proposta, provavelmente só seja implantada em 2008, pois os governos poderão alegar que não orçamento não estava previsto esse piso. "As negociações ainda estão numa fase preliminar. Nós tivemos uma reunião de estudo envolvendo a Undime, Conseme, os representantes da CNTE. Tivemos uma segunda reunião de trabalho, na qual foram apresentadas essas propostas, mas existem muitas dificuldades dos secretários estaduais e municipais, principalmente dos grandes municípios, que querem um piso o menor possível. Se o piso for superior, o que vai acontecer é que vai haver transferência de recursos dos Estados para os municípios. Não vai ser uma coisa fácil, vai depender muito da mobilização dos trabalhadores e fazer que esses secretários destruam a barreira para que tenhamos um piso que realmente venha a contemplar o desejo e as necessidades dos trabalhadores", diz.

[UERN] 1.348 candidatos faltam às provas

Um vestibular tranqüilo, mas com índice alto de faltosos. Esta é a avaliação final do Processo Seletivo 2007.1 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que terminou ontem. Durante os dois dias de provas, 5,71% dos candidatos deixaram de responder às provas, totalizando 1.348 faltosos. Ao final, dos 21.832 inscritos inicialmente, somente 19.870 candidatos estavam aptos a participar do processo, já que, antes mesmo das provas, 1.962 nem sequer pegaram o cartão de identificação.
O coordenador da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), professor Valdomiro Morais, associa ao resultado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o fato dos 1.962 concorrentes não pegarem o cartão. “O percentual aumentou consideravelmente. Acredito que o resultado do vestibular da federal fez com que os 1.962 deixassem de pegar o cartão da Uern, por terem sido aprovados. E no geral, os 1.348 candidatos aptos que faltaram é um percentual muito alto”, informa o coordenador.
Durante a aplicação das provas, nas manhãs de domingo e de ontem, a Comperve registrou pequenos incidentes. A maioria deles, diz respeito ao uso de aparelhos celulares indevidamente, e à ausência da documentação necessária.
O resultado do PSV 2007.1 está previsto para o próximo dia 16 de março. No entanto, o coordenador da Comperve não descarta a possibilidade de antecipar a divulgação. Já as matrículas para os aprovados deverão ser realizadas nos dias 2 e 3 de abril.

11 de fevereiro de 2007

[Fora dos Limites] Garota diz que teve de ficar nua em trote

Uma universitária de 17 anos acusou veteranos do curso de odontologia da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo) de rasgar sua blusa, calcinha e sutiã durante um trote.
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso. Os supostos agressores da estudante ainda não foram identificados.
O caso, segundo o pai da estudante, ocorreu às 9h da última segunda-feira, quando ela participaria da primeira aula no curso de odontologia da Unicid.
Pela descrição, os veteranos retiraram a garota e outros 27 calouros, amarrados uns aos outros, da sala de aula em que estavam. As agressões começaram no caminho entre a universidade, no Tatuapé (zona leste de São Paulo), e a estação Carrão do metrô.
A pior parte do trote, de acordo com o relato, ocorreu quando a estudante ficou com os seios à mostra e foi chamada de prostituta pelos veteranos. Ainda de acordo com o pai dela, alguns dos agressores chegaram a passar a mão na garota.
Choro
Desesperada diante da situação, a estudante chegou a chorar e implorar, sem êxito, pelo fim do trote, afirmou à reportagem o pai da estudante.
Entre os agressores, contou, havia rapazes e mulheres. Foi um grupo de garotas, sempre de acordo com o relato do pai, que cortou a roupa da estudante com uma tesoura.Embora não saiba dizer quantas foram as vítimas, o pai da estudante afirma que outras calouras sofreram o mesmo tipo de constrangimento pelos veteranos da Unicid.

[Charge do Dia]


7 de fevereiro de 2007

[Educação] Em 25 anos, países como China e Jordânia deixam Brasil para trás

A taxa de analfabetismo adulto no Brasil é um dos piores indicadores sociais quando comparada com as de outros países em desenvolvimento. Além de ter índices maiores do que quase todos os vizinhos na América do Sul, o Brasil ficou para trás nos últimos 25 anos em relação a alguns países asiáticos, segundo dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O levantamento mostra que, em 1980, o país tinha uma taxa de analfabetismo adulto de 26%, um patamar inferior ao da China (34%), Indonésia (33%), Jordânia (31%) e Malásia (30%) no mesmo ano. Vinte e cinco anos depois, no entanto, China (9% de analfabetos adultos), Indonésia (10%), Jordânia (10%) e Malásia (11%) foram mais eficientes e reduziram suas taxas num ritmo maior do que o Brasil, que apresentava uma taxa de 11% em 2005.
O Nordeste é a região com o maior percentual de analfabetos entre 15 e 60 anos -17,3%. Segundo Fernando Haddad, o programa anunciado no mês passado deverá aumentar a efetividade da alfabetização. "Haverá também um efeito positivo na rede pública com a capacitação dos professores.
"Para isso, o governo usará os R$ 100 milhões a mais previstos no Orçamento do programa neste ano. A meta está mantida: atender a 2 milhões de pessoas.
Segundo Haddad, serão criados dois selos. Um para cidades que conseguirem em 2010 chegarem a uma taxa de analfabetismo menor que 3% e outro para as que reduzirem em 50% em relação a 2001.
Para Jorge Werthein, assessor especial do secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos e ex-representante da Unesco no Brasil, faltou ao Brasil decisão política. "Não se pode ter uma democracia plena com um número tão elevado de analfabetos. Muitos países avançaram, mesmo na América Latina, porque foi um trabalho de décadas e houve uma decisão política de eliminar o analfabetismo.
"Werthein afirma, no entanto, que a culpa pelo fracasso brasileiro dos últimos 25 anos não deve ser atribuída exclusivamente ao governo federal.
"É muito difícil chegar à população carente e mais excluída se governadores e prefeitos não assumirem também como responsabilidade a eliminação do analfabetismo."

[Charge do Dia]


[História] Curiosidade da Idade Média

Ao se visitar o Palácio de Versailles, em Paris, observa-se que o suntuoso palácio não tem banheiros. Na Idade Média, não existiam escovas de dente, perfumes, desodorantes, muito menos papel higiênico. As fezes humanas eram despejadas pelas janelas do palácio. Em dia de festa, a cozinha do palácio conseguia preparar banquete para 1.500 pessoas, sem a mínima higiene. Vemos nos filmes de hoje as pessoas sendo abanadas. A explicação não está no calor, mas no mau cheiro que exalavam por debaixo das saias (que eram propositalmente feitas para conter o odor das partes íntimas, já que não havia higiene). Também não havia o costume de se tomar banho devido ao frio e à quase inexistência de água encanada. O mau cheiro era dissipado pelo abanador.
Só os nobres tinham lacaios para abaná-los, para dissipar o mau cheiro que o corpo e boca exalavam, além de também espantar os insetos.Quem já esteve em Versailles admirou muito os jardins enormes e belos que,na época, não eram só contemplados, mas "usados" como vaso sanitário nas famosas baladas promovidas pela monarquia, porque não existia banheiro. Na Idade Média, a maioria dos casamentos ocorria no mês de junho (paraeles, o início do verão). A razão é simples: o primeiro banho do ano era tomado em maio; assim, em junho, o cheiro das pessoas ainda era tolerável. Entretanto, como alguns odores já começavam a incomodar, as noivascarregavam buquês de flores, junto ao corpo, para disfarçar o mau cheiro. Daí termos "maio" como o "mês das noivas" e a explicação da origem do buquêde noiva. Os banhos eram tomados numa única tina, enorme, cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa. Depois, sem trocar a água, vinham os outros homens da casa, por ordem deidade, as mulheres, também por idade e, por fim, as crianças. Os bebês eramos últimos a tomar banho. Quando chegava a vez deles, a água da tina já estava tão suja que era possível "perder" um bebê lá dentro. É por isso que existe a expressão em inglês "don't throw the baby out with the bath water", ou seja, literalmente "não jogue o bebê fora junto com a água do banho",
que hoje usamos para os mais apressadinhos. Os telhados das casas não tinham forro e as vigas de madeira que os sustentavam era o melhor lugar para os animais - cães, gatos, ratos e besouros se aquecerem. Quando chovia, as goteiras forçavam os animais a pularem para o chão. Assim, a nossa expressão "está chovendo canivete" termo seu equivalente em inglês em "it's raining cats and dogs" (está chovendo gatos e cachorros).

Aqueles que tinham dinheiro possuíam pratos de estanho. Certos tipos de alimento oxidavam o material, fazendo com que muita gente morresseenvenenada. Lembremo-nos de que os hábitos higiênicos, da época, eram péssimos. Ostomates, sendo ácidos, foram considerados, durante muito Tempo, venenosos. Os copos de estanho eram usados para beber cerveja ou uísque. Essa combinação, às vezes, deixava o indivíduo "no chão" (numa espécie denarcolepsia induzida pela mistura da bebida alcoólica com óxido de estanho). Alguém que passasse pela rua poderia pensar que ele estivesse morto, portanto recolhia o corpo e preparava o enterro. O corpo era então colocado sobre a mesa da cozinha por alguns dias e a família ficava em volta, em vigília, comendo, bebendo e esperando para ver se o morto acordava ou não. Daí surgiu o velório, que é a vigília junto ao caixão.
A Inglaterra é um país pequeno, onde nem sempre havia espaço para se enterrarem todos os mortos. Então os caixões eram abertos, os ossos retirados, postos em ossários, e o túmulo utilizado para outro cadáver. As vezes, ao abrirem os caixões, percebia-se que havia arranhões nas tampas. Do lado de dentro, o que indicava que aquele morto, na verdade, tinha sido enterrado vivo. Assim, surgiu a idéia de, ao se fechar o caixão, amarraruma tira no pulso do defunto, passá-la por um buraco feito no caixão eamarrá-la a um sino. Após o enterro, alguém ficava de plantão ao lado do túmulo, durante uns dias. Se o indivíduo acordasse, o movimento de seu braçofaria o sino tocar. E ele seria "saved by the bell", ou "salvo pelo gongo", expressão usada por nós até os dias de hoje.