Falar duas línguas ajuda os estudantes a terem um melhor desempenho nas avaliações de diferentes disciplinas. A constatação foi feita por uma pesquisa britânica com alunos do ensino médio de origem portuguesa e que vivem em centros londrinos.
Segundo o estudo, publicado pelo jornal The Independent, as crianças de 11 anos do bairro londrino de Hackney que falam mais de um idioma em casa superam os que só falam inglês, inclusive nas tarefas de leitura.
O relatório cita também um estudo de Ellen Bailystock, da York University do Canadá, segundo a qual os indivíduos bilíngües superam os que falam apenas um idioma no momento de fazer várias tarefas ao mesmo tempo.
Isso se deve, segundo essa pesquisadora, ao fato de os bilíngües exercitarem regularmente a parte do cérebro conhecida como córtex pré-frontal, que reforça a capacidade de prestar atenção. Entre estes, cita "vantagens cognitivas, maior habilidade comunicativa e abertura a diferentes perspectivas culturais".
Segundo o estudo, publicado pelo jornal The Independent, as crianças de 11 anos do bairro londrino de Hackney que falam mais de um idioma em casa superam os que só falam inglês, inclusive nas tarefas de leitura.
O relatório cita também um estudo de Ellen Bailystock, da York University do Canadá, segundo a qual os indivíduos bilíngües superam os que falam apenas um idioma no momento de fazer várias tarefas ao mesmo tempo.
Isso se deve, segundo essa pesquisadora, ao fato de os bilíngües exercitarem regularmente a parte do cérebro conhecida como córtex pré-frontal, que reforça a capacidade de prestar atenção. Entre estes, cita "vantagens cognitivas, maior habilidade comunicativa e abertura a diferentes perspectivas culturais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário