18 de março de 2007

[Para refletir] Não passei no vestibular, e agora?

A vida é mesmo engraçada: muitos desafios, alguns tombos ou vitórias. Caminhos que devem ser percorridos para a conquista da satisfação pessoal e profissional. Por isso você, jovem, deve encará-los de cabeça erguida e levantar-se a cada tropeção. Quem já passou pela dura fase de prestar o tão temido vestibular e ingressar no Ensino Superior sabe o que isto significa. Para muitos, este pode ser o primeiro grande obstáculo da vida. Após longos períodos de dedicação aos estudos, muitas vezes exclusiva, o resultado da reprovação no vestibular é sempre seguida de uma grade decepção.
Neste momento, geralmente a emoção fala mais alto do que a razão. No entanto, se você está passando por uma situação similar a esta, deve levar em consideração alguns aspectos. Ingressar em uma universidade pública ou numa grande instituição particular, as mais almejadas pelos jovens, não é uma tarefa nada fácil. Os vestibulares, em sua maioria, são altamente competitivos e excludentes. Para se ter uma idéia, o vestibular da USP (Universidade de São Paulo), um dos concursos mais concorridos do país, recebe anualmente mais de 170 mil candidatos e disponibiliza apenas 8.000 vagas. É importante, porém, destacar que isso não é algo impossível.


  • Apreendendo com os erros
    Ainda não inventaram uma máquina capaz de voltar no tempo para que erros passados sejam reparados. Mas nem tudo está perdido. Novos vestibulares se aproximam e existem alguns meses pela frente para que você se prepare para uma nova batalha de exames. Portanto, vá com calma. É preciso estar atento para não cometer os mesmos erros da última seleção.
    O primeiro passo é analisar os motivos pelos quais o candidato não conseguiu chegar ao resultado esperado. Caso o candidato encontre dificuldades neste processo, é importante que procure a orientação de professores ou especialistas.
    Detectadas as causas da reprovação, o negócio é organizar os planos de estudo. O ideal é que o estudante dedique parte de seu tempo aos assuntos que sente maior dificuldade, mas, sobretudo, que não se esqueça de reciclar os conhecimentos nas demais disciplinas. Isso evita que elas se transformem em futuras ciladas.
    No entanto, os especialistas alertam que o problema, muitas vezes, não está relacionado à ausência de empenho e, sim, à falta de orientação de estudos. Nestes casos, aumentar a carga de estudo não é solução. É importante que o aluno procure um auxílio. Desta forma ele conseguirá trabalhar com o tempo de maneira mais eficiente e, conseqüentemente, obter resultados mais expressivos. Além disso, é preciso quebrar a rotina do estudo com a prática de exercícios. Este mecanismo vai tornar suas horas de estudos mais produtivas".
    Assim, seu sonho pode estar bem próximo de se tornar realidade. Desistir talvez seja a alternativa mais fácil, mas será que vale a pena? Existem outros caminhos que podem ser percorridos sem que se desvie dos objetivos. Mas, para isso, seus objetivos precisam estar bem definidos. Assim, terá a possibilidade de traçar outras caminhadas que te levarão para o mesmo destino. Pode ser um processo difícil, mas não é impossível. No entanto, a auto-estima é uma ferramenta importantíssima para esta conquista.

Nenhum comentário: