17 de janeiro de 2007

[Educação] Acesso a faculdades e ao Prouni impulsionou Enem em 2006

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou recorde de participação em 2006: cerca de 2,8 milhões de estudantes fizeram a prova, 600 mil a mais que no ano anterior. E o percentual dos inscritos que efetivamente compareceram à prova foi o mais alto desde 1998, quando o exame foi implantado: 74,89% do total.
O coordenador geral do Enem, Dorivan Ferreira, atribui o recorde de participação ao maior número de universidades que já aceitam as notas do exame como critério para o ingresso em um curso de graduação e ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que também utiliza as notas na seleção.
"O jovem está mudando, está querendo uma formação, está querendo trabalhar, está querendo fazer uma auto-avaliação do seu conhecimento. Esse exame é voluntário e serve para que o candidato tome uma decisão, se ele vai para o mercado de trabalho logo ou se vai continuar os seus estudos", acredita Ferreira.
Cada universidade escolhe como vai aproveitar as notas do exame. Algumas substituem totalmente o vestibular, outras o substituem parcialmente, outras ainda dão uma pontuação para o vestibulando. Existem também as que utilizam apenas a prova de redação.
Fonte: MEC

Nenhum comentário: