17 de janeiro de 2007

[Fique Sabendo] Por que a calvície não começa pela nuca?

O dermatologista Hugo Cláudio Weiss esclarece que a queda de cabelo, problema que hoje atinge cerca de 40 milhões de homens no Brasil, começa no alto e nas laterais frontais da cabeça por duas razões. A primeira e mais importante é a determinação genética. Além disso, o fato de essas duas áreas possuírem uma menor irrigação sangüínea potencializa o problema.
"O padrão da calvície é determinado por um código genético alterado. É essa alteração que estipula que a queda de cabelo comece pelo centro da cabeça, no alto. O próximo passo é avançar pelas duas laterais da frente", explicou o médico. "O fato de a nuca ser uma das áreas com maior irrigação sangüínea reduz ainda mais as chances de o cabelo começar a cair nessa região", complementou Weiss.
A alopecia androgenética, nome científico da doença, aparece principalmente em homens que têm entre 24 e 26 anos. Cerca de 80% dos casos da doença surgem nessa faixa etária. "Os homens que sofrem desse problema possuem níveis maiores de enzimas chamadas 5-alpha-redutase, que causa a queda de cabelo", finalizou o dermatologista.
Fonte: Terra

Nenhum comentário: