3 de maio de 2007

[O Novo Professor] Os 20 mais

É comum depararmos com as mais diversas listas nas revistas e programas de TV: os 10 maiores brasileiros do século, os 20 melhores filmes, os 10 atletas que mais se destacaram, e por aí vai. Você já pensou em fazer a sua lista dos 20 mais?
Esta lista conteria 20 atributos positivos que você possui. O que você tem de bom. Podem ser coisas inerentes a sua personalidade (generosidade, honestidade, persistência), ou habilidades que você conseguiu durante sua vida (ser um bom orador, conseguir consertar qualquer eletrodoméstico que porventura quebre em sua cozinha, é fera no truco, etc.)
Pegue uma folha de papel agora, e faça sua lista. Não se preocupe em colocar suas qualidades em ordem de importância ou utilidade. Você também não terá que mostrar esta folha a ninguém, se não quiser, por isso escreva à vontade.
Não adianta usar a desculpa de que não tem nenhum papel por perto para escrever. Se for preciso, use o verso desse texto. Pronto? Pode começar. Depois que terminar a lista, continue a ler esse artigo.
Acabaram? Alguns acharam esta tarefa mais fácil do que outros. Uns poucos tiveram uma grande dificuldade em chegar a 20 qualidades.
Este exercício é uma excelente maneira de verificar qual o seu nível de auto-estima. Quanto maior, melhor. Pessoas de bem consigo se relacionam melhor e rendem mais no trabalho. O mais importante com esta lista é como ela faz você se sentir. É como uma carga momentânea no ânimo. Principalmente porque, desde pequenos, somos treinados para vermos o lado negativo das coisas. É realmente difícil fazer esta lista em poucos minutos. Se você conseguiu, parabéns. Você sabe exatamente quais são as armas à sua disposição para enfrentar o dia-a-dia, sempre com um sorriso no rosto.
Pessoas que reconhecem poucas qualidades pessoais estão desperdiçando tempo. Podem até ser excelentes trabalhadores, mas sua atuação é restrita a poucos campos. É impossível saber até onde você pode ir, ou aproveitar tudo o que a vida tem de bom, se você não reconhece suas qualidades. Essa lista, enfim, é um exercício simples que o ajuda a focar melhor sua carreira e tirá-lo de momentos de impasse: será que você está, realmente, fazendo o que você gosta e tem habilidades para fazer? Experimente, um dia, fazer este exercício com seus alunos. A partir dos dez, onze anos, os estudantes têm uma enorme necessidade de descobrir o lugar deles no mundo.

JORNAL VIRTUAL PROFISSÃO MESTRE
Profissão Mestre – Ano 5 Nº 16 – 02/05/07

Nenhum comentário: