3 de maio de 2007

[O Novo Professor] Liderar é...

Olhe à sua volta, mestre. Existem vários tipos de professores. Alguns têm nos olhos a paixão pelo magistério, outros parecem que estão ali apenas garantindo o dinheirinho do final do mês. Aliás, esses últimos, independentemente da idade, parecem velhos, antigos, exalando um mau humor contra sabe-se lá o quê. E existem muitos educadores com 70, 80 anos nas costas, contentes com o educar e sempre a fim de uma nova experiência e uma nova técnica de lecionar. O que diferencia esses dois grupos?
1. Professores líderes são tomadores de decisão: Eles não afundam em detalhes. Deixam os detalhes para os outros e preocupam-se com o ‘macro’. Eles têm a habilidade de observar, processar e mover-se, sem procrastinação. Você não chega ao topo enrolando e demorando para tomar decisões. Ao contrário - uma vez que a decisão é tomada, um grande líder ‘liga o turbo’.
2. Professores líderes sabem como delegar e dar poder: Delegar não significa transmitir poder. Na maioria dos casos, os funcionários recebem tarefas delegadas com responsabilidades específicas, mas não têm o poder de tomar decisões importantes sem consultar alguém (o ‘chefe’).
3. Professores líderes são experts em motivação: Isso não significa que os grandes líderes tenham que ser impressionantemente carismáticos – embora isso também não atrapalhe. Significa simplesmente que eles sabem como motivar a equipe. Todos nós já encontramos alguns presidentes de grandes empresas que parecem bastante sem graça – mas com certeza sabem como motivar sua equipe (senão, não ocupariam esse cargo!). Conhecem o poder e as técnicas de motivação. Seja um tapinha nas costas, um bilhete de parabéns ou um programa elaborado de incentivos, eles entendem o que faz o coração da sua equipe bater. E agem, transformando esse conhecimento em atos motivadores.
4. Professores líderes elogiam e agradecem: Um grande líder nunca perde a chance de elogiar. Eles sabem que o elogio é um grande motivador que ajuda a manter os melhores professores na escola. Recentemente, uma consultoria americana pesquisou algumas pessoas que tinham saído do emprego para trabalhar em posições semelhantes, só que em outras empresas. O mais lógico seria pensar que a razão número um dessa troca seria o dinheiro. Só que a pesquisa mostrou que a principal razão de saída era que essas pessoas não se sentiam reconhecidas pelos chefes. Grandes líderes sabem como é importante apreciar o trabalho dos outros, por isso fazem muitos elogios, e agradecem a colaboração.
5. Professores líderes são eternos aprendizes: Um líder nunca perde a oportunidade de aprender, seja com colegas de trabalho, experts na área, experts de outras áreas, livros, cursos, palestras, etc. Além disso, grandes líderes inspiram-se nesse aprendizado, pois através dele têm acesso a uma fonte inesgotável de novas idéias, conhecimentos, informações, inovações e estímulos para agir. Eles são proativos: não ficam satisfeitos sentando-se num escritório, esperando que as coisas aconteçam.

Júlio Clebsch
JORNAL VIRTUAL PROFISSÃO MESTRE
Profissão Mestre – Ano 5 Nº 16 – 02/05/07

Nenhum comentário: