17 de janeiro de 2007

[Internet] Vício Virtual


Orkut, MSN, salas de bate-papo, games. A falta de limites para esse tipo de diversão na tela de um computador pode ser um sinal de dependência. Cada vez mais adolescentes e adultos estão dedicando mais e mais horas de suas vidas ao mundo digital. E essa falta de auto-controle pode gerar, além de males à saúde, dificuldade de relacionamento.
A maioria dos especialistas recomenda, no máximo, duas horas por dia na frente da TV, computador ou videogame. Um tempo que não é respeitado, na verdade. O sedentarismo causado por essa fixação virtual é o primeiro fator a ser levado em consideração. Geralmente, ele vem associado à má alimentação, baseada em salgadinhos e refrigerantes. E como um efeito em cadeia, vem a obesidade, as doenças cardiovasculares, entre outras.
Nesse caminho, problemas de relacionamento interpessoal também aparecem. As pessoas começam a ter dificuldades de comunicação, de criação de intimidade, enfim. Algumas pessoas apresentam sintomas típicos de quem possui algum tipo de vício como tédio, solidão, ansiedade social, timidez e baixa auto-estima.

Nenhum comentário: