23 de janeiro de 2007

[Informática] Brasil é o sétimo do mundo em spam


A empresa de segurança Sophos divulgou o ranking dos países que mais enviam spam no mundo. O Brasil aparece em sétimo lugar, com 3,5% do volume de mensagens indesejadas, à frente de regiões como Reino Unido, Alemanha, Rússia e Itália. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com 22%, seguido pela China (15,9%) e Coréia do Sul (7,4%).
Segundo os pesquisadores da empresa, mais de 90% de todo o lixo eletrônico que circula pela internet por e-mail é enviado por “zumbis”, computadores infectados por pragas virtuais como cavalos-de-tróia que são controlados remotamente por hackers.
O levantamento também mostra que o Brasil foi responsável por 14,2% de todos os programas nocivos que circularam pela internet, devido a sua grande produção de cavalos-de-tróia destinados ao roubo de bancos. A China, ficou com 30% dos chamados malwares. Apesar de contar com esses dados, a Sophos não elaborou um ranking específico dos dez países que mais geram pragas virtuais.
Spam é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e noutras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.

Nenhum comentário: