15 de janeiro de 2007

[Educação] MEC e professores criam grupo para discutir piso salarial nacional

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e do Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) definiram na tarde desta sexta (12), em Brasília, a criação de um grupo de trabalho responsável pelas pesquisas que servirão de base para definição do piso salarial nacional para professores da educação básica.
As diferenças entre a remuneração dos professores nos municípios e nos Estados, a diversidade da jornada de trabalho e os recursos envolvidos para definir o piso nacional são os principais temas do Ministério da Educação (MEC) e das entidades representativas dos professores e trabalhadores em educação. O MEC, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vai elaborar uma planilha para orientar a coleta de dados pela rede de educação (Undime e Consed) para subsidiar a fixação do piso nacional.
O ministro Haddad ressaltou a necessidade da coleta de dados, exemplificando que as pesquisas atuais sobre o salário dos professores contemplam apenas a média salarial por Estado.
"A planilha vai padronizar a coleta de dados, captar salários iniciais e padronizar a jornada de trabalho", afirmou o ministro.
O piso salarial nacional dos professores da educação básica faz parte do projeto de regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Poder Executivo tem o prazo até 6 de março para encaminhar ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria o piso.
Fonte: Folha

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa notícia! Legal sabermos que o FUNDEB está em discussão e não vai ficar apenas no papel.

Deixe-nos sempre bem informados, heim Segundo?!?

Abço!!!

AntonioDantasNET disse...

Ok, Nara... Sempre que possível estaremos postando notícias relacionadas ao FUNDEB.

Ao mais, o blo agradece suas visitas, que são constantes!

Valeu...