4 de dezembro de 2006

[Química] Diamantes


O diamante é uma das formas alotrópicas do carbono, que também pode se apresentar na forma pura como: grafite, carvão e fulerenos. Em compostos, ele pode ser encontrados em carbonatos, hidrocarbonetos, carbetos, etc.
O diamante possui uma estrutura extremamente unida e com ligações fortes, na qual, cada um dos átomos está unido a outro por ligações covalentes poderosas e altamente direcionadas a quatro carbonos vizinhos, dispostos nos vértices de um tetraedro regular (com orbitais híbridos do tipo sp3).
Esta forma alotrópica do carbono é a substância natural mais dura existente no mundo. É definido pela escala de dureza de Mohs, dureza igual a 10 para o diamante. O diamante pode ser utilizado para riscar, marcar, ou cortar qualquer outra substância, dura ou não. A dureza do diamante é derivada da sua estrutura altamente compacta.
O diamante além de ser altamente duro, é também um bom isolante elétrico, pois seus elétrons de valência estão firmemente envolvidos na formação da ligação sigma entre os átomos de carbonos, não sobrando elétrons livres para conduzir corrente elétrica, como no caso da grafite.
Dureza - relacionado a capacidade de riscar outros materiais. Quanto maior for a dureza do material, maior será a sua capacidade de riscar outros corpos. Tenacidade - relacionado a capacidade de resistir ao impacto.
O diamante é altamente duro, ou seja, risca qualquer outro material existente, no entanto, sua tenacidade não é grande como sua dureza. Sendo assim, o diamante pode sim ser quebrado, mas não, ser riscado. Uma martelada em uma pedra de diamante pode quebrá-lo em diversos pedaços.

Nenhum comentário: