31 de dezembro de 2006

[Notícias] Morte de Saddam

Primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki assina documentos autorizando a execução
Seqüência de fotos a partir de TV mostra carrascos preparando Saddam para o enforcamento

Imagens divulgadas por TV iraquiana do corpo do ditador, enforcado neste sábado em Bagdá

Iraquianos prestam suas condolências no túmulo de Saddam Hussein, na aldeia de Awjah

O corpo do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, 69, enforcado nesse sábado em Bagdá, foi enterrado em Awja, sua aldeia natal, no Iraque, num túmulo próximo ao de seus dois filhos homens, Uday e Qusayicano.Horas depois do enforcamento, atentados principalmente contra xiitas —opositores ao regime de Saddam— mataram mais de 80 pessoas no país.

Saddam foi condenado à morte pelo assassinato de 148 xiitas em 1982, quando governava o país com mão-de-ferro. Sua trajetória política inclui atividades revolucionárias, três temporadas na prisão, duas derrotas militares para os Estados Unidos e uma guerra de oito anos contra o vizinho Irã, além de acusações de assassinatos e violação de direitos humanos cometidos nos 24 anos nos quais governou o país.

Aliado do Ocidente e da então União Soviética durante a guerra Irã-Iraque nos anos 1980, ele acabou transformado em vilão nos governos republicanos de George Bush e de George W. Bush nas décadas seguintes - e seu regime acabaria sendo derrubado em 2003 pela coalizão militar liderada pelos EUA.

Nenhum comentário: