29 de dezembro de 2006

[Notícia] Saddam será morto sábado pela manhã, diz advogado

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, condenado à morte pelo assassinato de 148 xiitas em 1982, deve ser enforcado em Bagdá já neste sábado, segundo fontes ouvidas pelas agências internacionais.
Najib Al-Nuemi, um dos advogados de defesa de Saddam, afirmou nesta sexta que "é muito possível" que ele seja executado "amanhã" (sábado) e que "todos os indícios apontam para sua execução".
Numa entrevista à rede de televisão qatariana "Al Jazira", Nuemi disse que os advogados de defesa receberam "uma mensagem das autoridades americanas" segundo a qual já não é possível ver Saddam e que o assunto saiu das mãos daquelas, já que o ex-governante foi entregue às forças iraquianas.
Já Munir Haddad, juiz do Tribunal Supremo de Apelação, disse que Saddam será executado o mais tardar amanhã, segundo a rede de televisão iraquiana "Al Furat".
Uma fonte informou à Reuters que o enforcamento é "questão de horas". A declaração foi feita após o advogado do ex-ditador afirmar que as forças dos Estados Unidos o entregaram a autoridades do Iraque para a execução.
O porta-voz do departamento norte-americano de Estado, Tom Casey, disse no entanto que Saddam prossegue sob vigilância de militares norte-americanos, não tendo sido entregue às autoridades iraquianas. Segundo o informante da Reuters, "questões" relativas à execução foram resolvidas, abrindo caminho para o enforcamento. No entanto, o início das festividades do Eid al-Adha no sábado levantou a possibilidade de um atraso até o final do feriado.
Fonte: UOL

Nenhum comentário: