12 de janeiro de 2007

[Nos tribunais] Roberto Carlos vai processa editora e autor de sua biografia


O cantor Roberto Carlos decidiu que vai processar o jornalista Paulo César de Araújo e a Editora Planeta, pela publicação da biografia não-autorizada Roberto Carlos em Detalhes. Antes de apresentar uma queixa-crime contra o autor do livro e uma ação de indenização por danos morais, o advogado do rei da Jovem Guarda, Marco Antônio Campos pediu a notificação extrajudicial da editora. O advogado pede que editora deixe de comercializar a obra. A Planeta deve receber a notificação até sexta-feira (12/1).
Roberto Carlos disse que leu apenas trechos do livro, o que foi suficiente para que ele condenasse toda a obra. Ele declarou que se sentiu ofendido e concluiu que houve invasão de privacidade com a divulgação de histórias sobre a sua vida. Roberto Carlos em Detalhes conta a trajetória do cantor, sem omitir fatos dolorosos como a amputação de parte de uma perna, sua relação com a atriz Myriam Rios e a morte de Maria Rita, sua última mulher.
Em entrevista coletiva, Roberto Carlos disse assim: “O livro tem coisas não-verdadeiras, que ofendem a mim e a pessoas queridas, expostas ao ridículo. É um absurdo, uma falta de respeito lançar mão da minha história, que é um patrimônio meu. Me sinto agredido na minha privacidade. Isso me irrita, me incomoda, me entristece”.
Segundo o advogado do rei, Marco Antônio Campos, as peças processuais estão sendo preparadas. Se a editora não deixar de comercializar o livro, as ações serão apresentadas à Justiça paulista na próxima semana. Os principais argumentos que serão usados é invasão de privacidade, ofensa à honra e uso indevido de imagem. Além de danos patrimoniais, pelos ganhos com a venda do livro.
Segundo o advogado, a Editora Planeta também está sendo processada pelo fotógrafo Antônio Garrido, porque ele diz que não recebeu pelas fotos publicadas no livro, que seriam de sua autoria.

Nenhum comentário: