22 de dezembro de 2006

[Sáude] Criança e exercício

Correr, pular, brincar, jogar bola, natação...Ufa! A infância é uma época onde a criança adora se movimentar, pela própria necessidade do auto-conhecimento do corpo. Mas atenção papais e mamães: especialistas garantem que a prática da atividade física na infância deve ser bem dosada, sob o risco de acarretar problemas para os pequenos.
O excesso pode trazer efeitos como baixas no sistema imunológico, infecções recorrentes, distúrbios de comportamento como irritabilidade e insônia, dores crônicas na musculatura e nas articulações e lesões na pele.
Médicos alertam que atividade física intensa por mais de 15 horas semanais pode prejudicar a saúde dos “atletas” mirins, principalmente na musculatura e na ossatura. Com problemas como fraturas, torções, luxações, distensões E a musculação é absolutamente contra-indicada na infância e só deve ser praticada após os 16 anos de idade, depois do corpo completar todo o processo de maturação biológica. Antes disso,exercícios com pesos não são recomendados.

Nenhum comentário: