28 de dezembro de 2006

[Saúde] Diabetes

Antes de qualquer coisa é importante entender o que é a diabetes. Boa parte dos alimentos que ingerimos se transforma em glicose (açúcar), que é transportada pelo sangue e absorvida pelas células como fonte de energia. E o que faz com que esse processo se concretize é a insulina. Quando o organismo não produz essa substância suficientemente ou tem dificuldades para usá-la de forma adequada, acontece um acúmulo de açúcar no sangue. Esse excesso é que provoca o problema.
A versão mais comum da doença é a diabetes tipo 2, que não é genética e pode ser adquirida por pessoas acima de 40 anos, principalmente as que estão acima do peso. Mas também pode aparecer em adultos jovens, adolescentes e crianças que lutam contra a balança. Em outras palavras, esse tipo de diabetes que pode atingir qualquer um, está relacionada ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares ao longo da vida, que acabam levando à obesidade. Por serem graves, as conseqüências desse mal comprometem a saúde e a qualidade de vida.
Entre as mais sérias estão a exaustão do pâncreas (por produzir insulina em excesso), perda da visão e ainda as doenças cardiovasculares, como enfarte e derrame.
Para dizer o mínimo, essa doença é considerada um problema de saúde pública no Brasil. A coisa é tão séria que atinge cerca de 13 milhões de brasileiros (equivalente a 8% da população). Mas o lado bom da história é que é possível prevenir e controlar o mal com hábitos alimentares saudáveis.

Nenhum comentário: