25 de dezembro de 2006

[Notícia] Morre o lendário cantor JAMES BROWN


O lendário cantor americano James Brown morreu nesta segunda-feira (25), aos 73 anos, em um hospital de Atlanta, informou seu empresário.
Brown, pioneiro da música soul e um revolucionário do ritmo, faleceu à 1h45 no horário local (4h45 de Brasília) no Emory Crawford Long Hospital, onde estava internado desde domingo (24) em conseqüência de uma pneumonia severa. Frank Copsidas, seu empresário, disse que o cantor não havia sido internado na unidade de terapia intensiva e que ainda não sabia a causa exata de sua morte.
Seu amigo e companheiro de trajetória musical Charles Bobbit estava junto ao cantor no momento de sua morte, completou o empresário.
Famoso por voz imponente e seus frenéticos movimentos, Brown se tornou conhecido por sucessos como "I Got You (I Feel Good)", "Papa's Got a Brand New Bag", "Please Please Please" e "Living in América".
A canção “I'm Black and I'm Proud" (“Sou Negro e Me Orgulho”, em tradução livre), de 1968, tornou-se um ícone do orgulho negro. “Eu me lembro que, antes dessa música, dizíamos que éramos ‘de cor’. Depois dela, passamos a afirmar que somos negros”, contou em uma entrevista em 2003 à agência de notícias Associated Press. “A música mostrou às pessoas daquela época que uma canção pode mudar a sociedade”, continuou.
Brown ganhou três Grammys, prêmio equivalente ao Oscar da música. Um em 1992, pelo conjunto de sua obra, outro em 1987 por “Living in America” e o mais antigo em 1965 por "Papa's Got a Brand New Bag".
Sua forma de cantar a música soul o tornou um dos músicos americanos com maior influência na década de 50, junto a nomes como Elvis Presley e Bob Dylan. Ele é considerado não só o pai do soul, mas sua música contribuiu para criar estilos como o rap, o funk e a música disco. Mick Jagger, Michael Jackson e David Bowie, entre outros, já reconheceram ter tido Brown como inspiração.
Fonte: G1

Nenhum comentário: