14 de dezembro de 2006

[Antonio Dantas - 40 Anos] Breve Histórico

A Escola Estadual Professor Antonio Dantas no decorrer dos seus 40 anos de existência recebeu 3 denominações diferentes. Essas diferenças decorreram em virtude do contexto de cada época relacionado ao movimento histórico.
Conforme registro do diário oficial N° 4.478 de 09 de Junho de 1965, nesse período a referida escola era denominada de Ginásio Estadual Professor Antonio Dantas, o qual proporcionava o ensino do nível ginásio com duração de 4 (quatro) anos. Nessa estrutura organizacional de ensino, o aluno para ingressar nesse nível era obrigatório submeter-se ao exame de admissão, obedecendo assim as determinações da LDB N° 4.024/61, Lei de Diretrizes e Bases, que no momento regia a educação brasileira.
A denominação propriamente dita, “Escola Estadual Professor Antonio Dantas”, de 1° a 2° graus, foi autorizada através da portaria N° 374/76, que fundamentada na reforma N° 5692/71, institui a nomenclatura de 1° e 2° graus. Nessa reforma foi extinto o exame de admissão e o 2° grau passou a ser obrigatoriamente profissionalizante.
Atualmente a denominação “Escola Estadual Professor Antonio Dantas, Ensino Fundamental e Médio”, tem seu respaldo na LDB N° 9394/96 que no seu texto, no que concerne a nomenclatura dos níveis de ensino, substitui os termos 1° e 2° graus por nível Fundamental e Médio.
Texto: Cecy Fernandes e Maria Aldeniza França

Nenhum comentário: