18 de novembro de 2006

[Nossa Língua] Ele e mesmo

Ele e mesmo querem dizer a mesma coisa? É comum encontrar textos em que os escritores, ao tentar falar bonito, e não querendo repetir expressões, substituem um termo por outro. É o caso de substituir ele por mesmo. Por exemplo: "O homem apareceu na esquina. O mesmo ficou em pé esperando que alguém passasse".
Certas expressões deixam o texto mais pobre, dando ao leitor uma falsa idéia de que, com mais palavras ou palavras maiores, ele ficará melhor. O que não é verdade. O escritor do texto poderia muito bem usar ele em vez de o mesmo. O pronome que substitui o substantivo, nesse caso, é o pronome reto. Não faria mal nenhum usá-lo. Deixaria o texto mais bonito. Mas você pode dizer: "Muitos escritores famosos usam essa expressão". Tudo bem. Mas não quer dizer que essa seja a forma que se deve usar. Também muitos escritores contrariam a gramática. Não por licença poética, mas por não gostar das regras.
O poeta mato-grossense Manoel de Barros escreveu certa vez: "É preciso errar bem a gramática". É isso. Para contrariar a gramática, tem que escrever bem.
Fonte: Gazeta do Oeste, Caderno Educação.

Nenhum comentário: