27 de novembro de 2006

[Fique Sabendo] Por que o dente dói com água fria?

Segundo o professor da Faculdade de Odontologia da USP, Luiz Alves de Lima, existem, resumidamente, duas situações em que há dor quando em contato com algo gelado: quando o dente está saudável e a substância é muito gelada, ou quando existe algum tipo de patologia, como a cárie.
"Quando o dente está íntegro, sentimos dor apenas quando nossos dentes entram em contato com algo muito gelado, já que o próprio esmalte é um isolante térmico eficiente para as diferenças de temperaturas", afirma Lima.
O professor explica que a dor que sentimos é quando a substãncia gelada atinge a polpa do dente, onde estão as terminações nervosas. "Isso acontece para protegê-lo, para nos avisar que aquela situação não é adequada".
A dor pode aparecer também quando ocorre a retração gengival, uma situação relativamente comum no nosso dia-a-dia. "Às vezes, a gengiva pode subir, deixando a raiz e suas terminações nervosas expostas. Isso pode acontecer durante uma lesão causada pela escovação."
Mas Lima lembra que a retenção gengival também pode estar relacionada a algum problema mais sério. Uma delas é a cárie. "A cárie acontece quando as bactérias destroem o esmalte, tendo acesso direto às terminações nervosas", explica. Nessa situação, o contato com substâncias geladas, quentes ou doces vão causar dor.
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: